Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Projeto Abrace: palestras e capacitação on-line para novos negócios
Início do conteúdo da página

Projeto Abrace: palestras e capacitação on-line para novos negócios

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 12h21 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 18h50 | Acessos: 645

Como adaptar um negócio para o mundo atual? Como divulgar um produto ou serviço nesse momento de pandemia? Essas são questões comuns para empreendedores e pequenos empresários, que tiveram que passar por adequações devido às medidas de prevenção à pandemia da Covid-19, como o isolamento social, por exemplo. A reformulação também aconteceu no projeto de extensão “Abrace: iniciativas de atração da sociedade estudantil externa acolhida pela sociedade estudantil do Cefet/RJ campus Petrópolis”, que tem promovido ciclos de palestras on-line sobre empreendedorismo e expandido sua atuação para um público maior do que o previsto.

Pensado inicialmente como uma iniciativa de marketing institucional, o Abrace tinha como objetivo apresentar o trabalho de servidores e alunos do campus Petrópolis para estudantes externos – como forma de captação de novos discentes – e para o público petropolitano em geral. Com a pandemia, foi preciso repensar a forma de atuação. “Nós adaptamos as necessidades de orientação para os donos de novos negócios. As pessoas passaram a ter que divulgar os seus pequenos negócios nas redes sociais. Passaram a ter que formalizar seus novos negócios e o projeto abraça esse novo empreendedor”, declarou a professora Alexandra Rocha, coordenadora do Abrace, ao lado do docente Frederico Oliveira.

 

As palestras on-line do projeto acontecem via plataformas de comunicação, como o Microsoft Teams, usado no webinar realizado em setembro.

O projeto criou então seu perfil no Instagram para divulgar suas ações e passou a planejar eventos no ambiente digital. “Eu acredito que a pandemia, no meio de tantas dificuldades, ajudou a direcionar o projeto Abrace, que partiu no sentido da comunicação através de palestras online. Claro, desafiou e ainda desafia os organizadores no sentido de que precisamos sair constantemente da zona de conforto e definir novas formas de abordagens. Mas como consequência pudemos alcançar um público amplo e variado, com temas que podem ser abordados por especialistas, e sermos acompanhados por pessoas de diversos locais do Brasil”, ressaltou o aluno do 2º período do curso de Engenharia de Computação Gabriel Monteiro, bolsista do projeto.

A professora Alexandra também destacou como positivo o alcance do projeto em outros estados e municípios e disse acreditar que o formato de transmissão de eventos via web é “um caminho sem volta” e será mantido no mundo pós-pandemia. Quem compartilha da mesma opinião é a docente Renata Mariano, que é colaboradora do projeto, e que frisou também que as atividades virtuais trazem consigo a facilidade de “contar com a participação de palestrantes de outras regiões sem o ônus do deslocamento, o que nos permite convidar pessoas com experiência renomada nos temas abordados”.

 

Sobre os ciclos de palestras

Desde junho, já foram realizados três ciclos de palestras. O primeiro, “Práticas e cuidados com a Covid-19”, contou com quatro encontros, que abordaram a higienização de produtos adquiridos durante a pandemia; a adequação de bares e restaurantes diante aos novos protocolos de saúde, sendo uma parte legal e outra prática; e o regramento jurídico de unidades de conservação natural e o seu uso pelo turismo.

 

      

Os ciclos de palestras do projeto Abrace, que são sempre gratuitos e abertos ao público em geral, emitem certificados aos participantes.   

O segundo e o terceiro ciclos de palestras contaram com o apoio da Associação Filantrópica de Petrópolis (Afipe) e do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB). Em setembro, o webinar “Como ‘cair’ na rede e dar visibilidade ao meu negócio” buscou contribuir com a formação de jovens e de cidadãos petropolitanos no posicionamento on-line de seus negócios, fomentando o uso de ferramentas digitais simples e o conhecimento básico das redes sociais. Já em outubro, a temática foi “Comunique-se! #Não fique de fora da rede”, que focou em linguagem ao falar dos conceitos básicos de produção de texto, fotografia e vídeo para as redes sociais.

O próximo ciclo, que também terá o apoio da Afipe e do PCVB, está previsto para os dias 24, 25 e 26 de novembro e terá como tema "Gestão de marcas e finanças: descomplicando seu negócio". Em dezembro, o Abrace também prevê um evento sobre responsabilidade social.

 

Equipe do projeto Abrace

Coordenadores: Alexandra Rocha e Frederico Oliveira

Colaboradora: Renata Mariano

Aluno: Gabriel Monteiro

 

Redes sociais do projeto

Instagram: https://www.instagram.com/abrace.cefet.pet/ 

Fim do conteúdo da página