Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Time do campus Petrópolis se classifica para a final brasileira da Maratona de Programação
Início do conteúdo da página

Time do campus Petrópolis se classifica para a final brasileira da Maratona de Programação

Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2020, 15h59 | Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2020, 16h30 | Acessos: 1083

O Cefet/RJ campus Petrópolis se destacou na fase estadual da Maratona de Programação, realizada de forma on-line no último dia 14 de novembro. Quinze alunos do curso de Engenharia de Computação, divididos em cinco times, participaram da competição, que é o principal evento do gênero no país. Pela primeira vez, um campus do Cefet/RJ se classificou para a final brasileira da Maratona. A conquista é do trio PD pá, formado por Igor Lordeiro, Mateus Garcia e Roger Passos, que ficaram em 5º lugar no estado do Rio de Janeiro.

O trio Igor Lordeiro, Mateus Garcia e Roger Passos durante a fase estadual da Maratona

Em um ano atípico, com as medidas de distanciamento social e a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, a preparação dos times para a Maratona se deu de forma remota. Por meio do projeto de extensão Grupo de Treinamento para Competições de Programação (GTComP), os alunos do campus Petrópolis foram orientados pelo professor Douglas Cardoso – coordenador da iniciativa – a solucionar problemas e a se preparar para a Maratona a partir de grupos no Whatsapp e de lives, na qual resolviam juntos questões de provas antigas.

O trio Igor Lordeiro, Mateus Garcia e Roger Passos já havia se destacado em 2019, quando se chamava Lazy Programation e conquistou o 10º lugar. A colocação do time neste ano também consagrou o Cefet/RJ entre as quatro melhores instituições do estado na Maratona. Participando pela terceira vez da competição, o campus Petrópolis foi representado também pelos trios JAVAiTarde, sem IDEia pro nome, O.py tá on e Aff, tá em C++. O Cefet/RJ ainda contou com a participação do time The Backspaces Boys, do Maracanã.  Ao todo, foram 41 trios competindo no estado do Rio de Janeiro.

Organizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação, a Maratona é voltada para a alunos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins, e  reúne as principais instituições de ensino superior do Brasil. O objetivo é que os times busquem solucionar problemas sob pressão, usando conhecimentos de programação e algoritmos. A final brasileira on-line da Maratona acontecerá de 11 a 13 de março de 2021.

Fim do conteúdo da página