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SimCoDoC: simpósio sobre codocência reuniu mais de 180 participantes de todo país

Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 14h19 | Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 14h23 | Acessos: 503

Foram cinco dias de debates, palestras e atividades em ambiente totalmente virtual. Promovido pelo Cefet/RJ campus Petrópolis, com o apoio do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ, o I Simpósio sobre Codocência e Docência Compartilhada (I SimCoDoC) reuniu 181 participantes de todo o Brasil – entre estudantes e professores da educação básica ou do ensino superior, de 19 instituições diferentes. “A diversidade de participantes e instituições, englobando regiões de todo o país, certamente enriqueceu as discussões e possibilitou trocas de experiências ao longo do simpósio”, afirmou o professor de campus Petrópolis João Paulo Fernandes, um dos organizadores do evento.

O SimCoDoc foi uma iniciativa de um grupo de docentes do curso de Licenciatura em Física do campus Petrópolis, que vem discutindo e trabalhando sobre o tema da codocência há alguns anos. Em 2020, a ideia de realização do simpósio foi ganhando forma durante reuniões que contaram com a presença de docentes de outras instituições, como UERJ, UFRJ, USP e IFRJ.

Do 181 participantes, 64,5% eram estudantes (graduandos, mestrandos e doutorandos). 

 

Dinâmica do SimCoDoc

Realizado de 22 a 26 de fevereiro, o formato do I SimCoDoC contou com atividades síncronas e assíncronas. Nos dias 22, 24 e 26 de fevereiro, foram realizadas as atividades síncronas, que contaram com palestras e sessões de debate. A conferência de abertura Coteaching as Emancipation: theoretical and methodological perspectives foi proferida pela professora Colette Murphy do Trinity College Dublin, da Irlanda, e contou com uma tradução simultânea, facilitada pelo Instituto Nutes. No mesmo dia, Joaquim Silva, docente da UFRJ, apresentou e discutiu sobre o Complexo de Formação de Professores, que tem um fórum permanente com representações das instituições de ensino do Estado do Rio de Janeiro, entre as quais o Cefet/RJ.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora da Trinity College Dublin Colette Murphy.

Em dias intercalados, as atividades assíncronas aconteceram em 23 e 25 de fevereiro por meio da plataforma Microsoft Teams. Nelas, 58 autores e coautores apresentaram 22 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, agrupados em cinco fóruns, por meio dos quais puderam debater ideias sobre codocência com os participantes. Os trabalhos puderam também ser discutidos nas sessões de debates, que aconteceram na quarta (24) e na sexta-feira (26). O evento foi encerrado com um mesa-redonda, na qual os professores Victor Giraldo (UFRJ), Glória Queiroz (UERJ e CEFET/RJ), Isabel Martins (UFRJ) e Cristiano Mattos (USP) apresentaram suas perspectivas sobre a codocência e docência compartilhada a partir das sínteses dos trabalhos e discussões ocorridas no simpósio.

A comissão organizadora do SimCoDoc – composta pelos professores do campus Petrópolis, Glauco Silva, Marcos Correa e João Paulo Fernandes, e por Lucas Melo, docente do IFRJ campus Paracambi – ressaltou que a estrutura dos fóruns e atividades assíncronas foi uma novidade em termos de dinâmica de realização de um evento acadêmico. Geralmente, nos congressos há sessões de comunicações orais paralelas. “Queríamos garantir ampla discussão dos participantes”, declarou Glauco Silva, que também destacou a qualidade dos debates nos fóruns e o ótimo engajamento nos chats do Microsoft Teams.

Para Marcos Correa, “o simpósio trouxe a percepção de que a codocência é um caminho possível para a construção de relações mais horizontais entre universidades e escolas de educação básica, sendo o seu estudo importante, por exemplo, para a constituição dos estágios curriculares supervisionados”. Já Lucas Melo considerou que “o simpósio foi de grande importância para fomentar a realização de trabalhos colaborativos entre professores de diferentes instâncias educativas e conectar professores engajados na perspectiva de compartilhar docências".

A aluna egressa Bruna Karl, recém-formada no curso de Licenciatura em Física do Cefet/RJ campus Petrópolis, ressaltou que o SimCoDoc proporcionou uma troca de experiências frutíferas com participantes de diversas áreas de conhecimento e acrescentou: “considero que o simpósio veio para reforçar a importância da pesquisa em ensino nas universidades públicas, incentivando espaço para diálogos e reflexões, bem como mediações e palestras com pesquisadores nacionais e, até mesmo, internacionais”.

A mesa-redonda de encerramento abordou o tema "Perspectivas sobre a codocência e docência compartilhada: prática, ensino e pesquisa".

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