Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Educação Financeira: projeto oferta curso gratuito e dá dicas sobre finanças nas redes sociais
Início do conteúdo da página

Educação Financeira: projeto oferta curso gratuito e dá dicas sobre finanças nas redes sociais

Publicado: Quarta, 08 de Setembro de 2021, 21h23 | Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 21h29 | Acessos: 478

“Excelente”. “Gosto da forma didática como os temas são abordados”. “Um curso que tem o poder de mudar a vida das pessoas”. Esses são alguns dos comentários de participantes do curso on-line Educação Financeira, oferecido de maio a julho de 2021 pelo projeto de extensão de mesmo nome, do Cefet/RJ campus Petrópolis. Desde 2017, a iniciativa vem ofertando o curso – de forma presencial e gratuita –, no próprio campus da instituição. Em 2021, foi preciso se adaptar.

Com o formato remoto e a possibilidade de estar presente em todo Brasil, o curso teve mil inscritos na 1ª edição e já conta com mais de 1,4 mil inscritos, de 22 estados brasileiros, na 2ª edição, que acontecerá a partir de 14 de setembro. Como na 1ª turma, serão nove encontros, que vão apresentar a educação financeira como um instrumento para se obter um equilíbrio nas finanças. As aulas, que serão ministradas pelo coordenador do projeto e professor do campus Petrópolis Felipe Mondaini, acontecerão às terças-feiras, das 18h30 às 20h. As inscrições estão abertas até o próximo dia 10 de setembro pelo link https://bit.ly/edfinanceira2-cefetpet.

 

Aprendizado, interação e dicas on-line

A atuação do projeto, e de seu curso, no modelo remoto foi ganhando força e alcance. A mudança viabilizou saltar dos 50 alunos inscritos (no formato presencial) para centenas de pessoas interessadas em aprender mais sobre finanças e como lidar com gastos, investimentos, juros, entre outras questões. Além das aulas, realizadas em formato de lives, o projeto dá dicas em seu canal no Instagram e, durante o período do curso, ainda conta com grupos no WhatsApp e um canal no Telegram para potencializar ainda mais as interações e tirar dúvidas dos alunos. Pelo Telegram, o projeto também realiza enquetes para conhecer melhor o público e assim melhor atendê-lo.

    

Os grupos de Whatsapp e Telegram do Educação Financeira possibilitaram uma aproximação e uma interação maior entre equipe do curso e participantes

Além do professor Felipe Mondaini, o projeto conta com a atuação da aluna do 2º período da Licenciatura em Matemática Letícia Freires, bolsista que faz a mediação durante as lives e auxilia na divulgação e na disponibilização do material do curso, que os inscritos podem acessar sempre que quiserem. Letícia, que ainda se dedica à programação visual do projeto e à promoção do curso pelas redes sociais, elaborou a arte de um planner financeiro, que contribui no controle dos gastos e fica disponibilizado aos inscritos gratuitamente.

A estudante destacou que, antes mesmo de trabalhar no projeto, as aulas com o professor Felipe Mondaini a fizeram perceber que a educação financeira é uma área com a qual ela se identifica. “O mundo do mercado financeiro tem me despertado a vontade de aprender e de me aprofundar cada vez mais no assunto. (...) Sou muito grata por fazer parte deste projeto, sem dúvidas pude ter uma experiência que vou levar para a vida. A chance de lidar com um público tão diversificado, com pessoas de todas as idades, regiões diferentes e diversos níveis de escolaridade, não tem preço”, ressaltou.

No próximo dia 14 de setembro, uma nova turma poderá conhecer, aprender e mergulhar no mundo das finanças. Considerando o alto percentual de participação e o feedback positivo dos inscritos na 1ª turma, a 2ª edição promete ser mais um sucesso.

    

A partir de um formulário respondido pelos participantes, a 1ª edição do curso obteve uma avaliação bem positiva, com 99% dos alunos afirmando ter compreendido mais sobre o mercado financeiro

 

Saiba mais sobre o curso

O nível de endividamento de uma população é diretamente proporcional a falta de educação financeira da mesma. Por essa razão, diversas iniciativas público-privadas, em esforços cada vez mais frequentes, buscam tornar o tema usual nas diversas esferas da sociedade. Infelizmente, o tópico não costuma ser acessível a todos de maneira gratuita, o que reduz e restringe o público-alvo.

“A educação financeira costuma ser associada, de maneira equivocada ao armazenamento de dinheiro despropositado, avareza, ganância, quando, na verdade, é um instrumento para se obter um equilíbrio na vida financeira. Aliás, é muito mais que isso. É ter a tranquilidade de tomar as melhores decisões diante dos diferentes cenários à frente, por meio de escolhas que trarão uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro. Desta maneira, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos”, frisou Felipe Mondaini.

A proposta é ofertar um curso gratuito e remoto com nove encontros, que abordarão os seguintes tópicos: A importância da Educação Financeira no Brasil, Causas do Endividamento Pessoal, Planejamento Familiar, Perfis do Investidor, Poder dos Juros Compostos, Indicadores Econômicos (Inflação, Taxa Selic e CDI), Principais formas de Investimento do Brasileiro, Investimentos em Renda Fixa, Principais Taxas de Investimento, Corretoras de Investimento x Bancos Digitais, a Bolsa de valores e seus produtos.  

 

 

Confira as informações do curso

Início do curso: 14/09/2021

Período: terças-feiras, das 18h30 às 20h.

Inscrições: até 10/09 pelo link https://bit.ly/edfinanceira2-cefetpet.

Público-alvo: aberto a todos os públicos

 

Coordenador: Felipe Mondaini, doutor em Física pela UFRJ e professor do Cefet/RJ campus Petrópolis

Instagram: @projetoedfinanceira

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Fim do conteúdo da página