Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Duas equipes do campus Petrópolis são medalhistas da Olimpíada Brasileira GeoBrasil
Início do conteúdo da página

Duas equipes do campus Petrópolis são medalhistas da Olimpíada Brasileira GeoBrasil

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 13h54 | Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 16h42 | Acessos: 602

O Cefet/RJ campus Petrópolis conquistou duas medalhas de bronze na fase estadual da VI Olimpíada Brasileira GeoBrasil (OGB). A competição, que reúne as olimpíadas nacionais de Geografia (OBG) e de Ciências da Terra (OBCT), foi realizada em três fases on-line em agosto e setembro. Os medalhistas do campus Petrópolis foram os alunos do ensino médio integrado João Victor Queiroz, Mariane Candido e Isabel Barboza, da equipe Cefet Cardinals, e Matheus João Stephano, Matheus Fiorenzano e Yuri Castelhano, da equipe Cefet Petrópolis.

Mariane Candido, do 3º ano, contou que o resultado foi surpreendente para ela e a equipe Cefet Cardinals devido ao desafio de conciliar as aulas on-line com as demandas da competição, que exigia “conhecimentos bastante específicos”. Ela ressaltou o trabalho de seu grupo durante a OGB: “acho que, no geral, nós somos uma boa equipe, por sermos colegas de turma, entendemos como funciona o tempo um do outro. Era legal a parte de cada um correr com uma coisa, para juntar os argumentos e responder as questões no fim, sempre os três se ajudando”.

Yuri Castelhano, do 2º ano, também se disse surpreso com o resultado e comemorou a medalha e a experiência adquiridas. Ele considerou as provas “pesadas”, pelo nível de exigência da competição, e destacou a orientação do professor de Geografia do campus Petrópolis, Fernando Pessoa, que disponibilizou alguns materiais para os estudos do grupo. “Com esses materiais, nós revisamos a matéria antes de iniciar a competição e, com a prova, conseguimos exercitar o que aprendemos”.

Além das duas equipes do campus Petrópolis, mais 10 equipes do Cefet/RJ campus Maracanã foram medalhistas, sendo quatro de ouro, uma de prata e cinco de bronze. Destaque para a equipe “Amazônia Vive”, que ficou em primeiro lugar nas disputas regionais e foi selecionada para representar o Rio de Janeiro na etapa nacional, que será realizada entre os dias 1 e 31 de outubro.

 

Sobre a OGB

A Olimpíada Brasileira GeoBrasil (OGB) tem como comissão organizadora uma equipe voluntária de professores de várias instituições brasileiras, como o Instituto de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG), o Instituto de Geociências da Unicamp (SP) e a Faculdade de Geociências da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Na competição, os estudantes devem demonstrar capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana, expresso nas metodologias de ensino contidas na formação desses estudantes.

Além das três etapas on-line e regionais e da etapa nacional, a OGB também é classificatória para competições internacionais de Geografia e de Ciências da Terra. Para mais informações, acesse o site do evento.

 

Fim do conteúdo da página