Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Projeto Expedições: geodiversidade, biodiversidade e sociodiversidade das trilhas petropolitanas
Início do conteúdo da página

Projeto Expedições: geodiversidade, biodiversidade e sociodiversidade das trilhas petropolitanas

Publicado: Sexta, 01 de Outubro de 2021, 19h36 | Última atualização em Sexta, 01 de Outubro de 2021, 19h47 | Acessos: 949

Desde 2016, o projeto Expedições do Cefet/RJ campus Petrópolis vem desenvolvendo atividades que misturam pesquisa, natureza e trilhas. Suas ações já levaram servidores e alunos a conhecerem diversas áreas protegidas ao redor da cidade e a refletirem sobre as relações existentes entre sociedade e meio ambiente. A partir de 2020, foi preciso se adaptar à nova realidade imposta pela pandemia e focar mais no ambiente on-line, por meio de estudos acadêmicos e da divulgação de suas ações via redes sociais.

O projeto é focado principalmente em áreas naturais, trilhas e unidades de conservação de Petrópolis.

“Devido a pandemia, estamos impossibilitados de fazer trilhas, mas isso também nos dá mais tempo para fazer pesquisas e desenvolver algumas ideias. Em 2021, o Expedições vem confeccionando trabalhos para congressos e tem buscado manter as redes sociais do projeto ativas”, afirmou o aluno do 4º ano do ensino médio integrado Breno Ferrari. O estudante contou que já tinha participado de algumas trilhas realizadas pelo Expedições no início do curso, depois foi voluntário por alguns meses e hoje é bolsista. Ao todo, 17 discentes fazem parte da iniciativa, sendo quatro bolsistas e treze voluntários.

O engajamento dos estudantes tem contribuído muito para o desenvolvimento das atividades do projeto, que conta ainda com seis colaboradores – de diversas áreas –, além dos coordenadores Fernando Pessoa e Marcelo Salomão. As funções são divididas conforme as especialidades e os interesses de cada um. Breno, por exemplo, atuou no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e tem se debruçado sobre uma pesquisa de aplicativos para o projeto. 

As postagens do projeto nas redes sociais trazem informações sobre as unidades de conservação da região. 

“O Expedições me influenciou de uma forma bem positiva. Na vida pessoal, me ajudou a manter contato com alguns professores e amigos que também participam do projeto. Já na vida acadêmica, me ajudou a ter mais responsabilidade e me possibilitou uma visão diferente dos estudos”, ressaltou Breno.

No âmbito ensino, pesquisa e extensão, o Expedições tem trabalhado com quatro temáticas principais:

  • Unidades de Conservação (UC) e trilhas do município de Petrópolis;
  • Geodiversidade e Geonímia dos cumes e bacias hidrográficas;
  • Caminhos da Serra do Mar, trilha de longo curso do Parque Nacional da Serra dos Órgãos;
  • Aspectos da visitação em áreas naturais durante a pandemia (aumento da visitação, protocolos de reabertura das unidades de conservação, benefícios do montanhismo para a saúde física e mental).

Além de estudar e apresentar a geodiversidade, a biodiversidade e a sociodiversidade de percursos em trilhas e áreas protegidas, por meio da integração multidisciplinar entre ecologia, geografia, saúde e educação física, o projeto também tem o desafio de envolver escolas municipais e fortalecer a inserção do Cefet/RJ campus Petrópolis nas questões educacionais da cidade, além de divulgar nas escolas o ensino médio integrado ao técnico em Telecomunicações da instituição e seu processo seletivo anual.

 

Confira as informações do projeto:

Coordenadores: Fernando Pessoa e Marcelo Salomão.

Colaboradores: Marcelo Porretti (saúde e turismo de aventura); João Thompson (tecnologias, desenvolvimento de aplicativos e soluções de divulgação de dados); Maria Naíse de Oliveira Peixoto (educação ambiental e geomorfologia); Luana Pitzer (turismo em áreas protegidas); Luiza Pessoa (conflitos ambientais e unidades de conservação); e Bruno César dos Santos (geoprocessamento, geonímia e biogeografia). 

Alunos bolsistas: Nycole Moura; Thiago Freitas; Breno Ferrari e Fillipe Fernandes.

Alunos voluntários: Breno Fateicha, João Miguel Carius, Lusmar Rodrigues, Dayana Guimarães, Gabriel Maricato, Guilherme Vogel, Ana Alice Andrade, Ana Clara Malaquias, Ana Carolina Vieira, Daniel Quaresma, Laryssa Dary, Francisco José Brito e Anderson de Souza.

Redes sociais:

Intagram:https://www.instagram.com/expedicoescefet/,

Facebook: https://www.facebook.com/expedicoesCefet;

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC3AafG2HZXcbUXH0RyUdNBQ).

 

Fim do conteúdo da página