Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Cefet/RJ Sustentável: ações e eventos on-line com foco nas Boas Práticas de Sustentabilidade
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ Sustentável: ações e eventos on-line com foco nas Boas Práticas de Sustentabilidade

Publicado: Sexta, 08 de Outubro de 2021, 13h18 | Última atualização em Sexta, 08 de Outubro de 2021, 14h10 | Acessos: 596

O que e por que consumimos? Como utilizamos, descartamos e reutilizamos? Qual o destino final do nosso lixo produzido e quais os impactos gerados ao meio ambiente? Essas são algumas das questões que o projeto de extensão “Cefet/RJ sustentável: ações da Comissão de Coleta Seletiva Solidária” tem levantado constantemente desde que foi criado no campus Petrópolis em 2017.

A iniciativa vem colocando em prática o objetivo da Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) ao promover de forma gradual a inserção de práticas sustentáveis no campus Petrópolis, incentivando a educação ambiental e focando na aprendizagem e no manejo do material reciclável. Seu foco sempre foi trabalhar pelo uso adequado dos recursos materiais (incluindo hídricos e elétricos) e pela conscientização da comunidade.

   

Alguns exemplos de postagens do projeto nas redes sociais. 

Com a pandemia, o projeto expandiu sua atuação para além do campus, fornecendo conteúdo sobre práticas sustentáveis nas suas redes sociais (Instagram e Facebook) e realizando eventos on-line de sensibilização e capacitação para servidores, discentes e público externo. Contando com uma equipe formada por nove participantes, incluindo professores, servidores técnicos-administrativos e alunos, o Cefet/RJ sustentável tem se empenhado em contribuir para uma reestruturação comportamental e, assim, para a minimização dos processos de degradação ambiental.

“Quando entrei no projeto, fiquei muito animado pelo o que estava por vir e um pouco nervoso, mas depois que conheci os professores participantes fiquei mais aliviado por estar numa ótima equipe. Com o tempo fui aperfeiçoando minhas habilidades e conhecimentos acerca do tema do projeto e fui me interessando ainda mais com a importância da sustentabilidade em nossas vidas”, afirmou o aluno do 4º período do curso de Bacharelado em Turismo e bolsista do projeto Guilherme Hildebrant Neto.

 

Eventos on-line

Desde abril, o Cefet/RJ sustentável já realizou cinco atividades, que foram divididas em três blocos temáticos de Boas Práticas de Sustentabilidade: Gestão de resíduos sólidos; Gestão de recursos hídricos; e Construções sustentáveis. Dentro da primeira temática, o projeto promoveu as palestras “Resíduos sólidos: da origem à destinação final mais sustentável”, ministrada pelo gestor ambiental e comercial Bruno Dias em abril, e “Gestão de resíduos nas instituições de ensino: retomada das atividades presencias”, conduzida pelo professor Carlos Eduardo Soares Canejo em julho.

   

Os eventos do projeto eram realizados on-line e abertos a todo público.

Em agosto, já abordando a segunda temática, foi organizado o seminário “Gestão sustentável dos recursos hídricos”, que contou com duas palestras: “Preservação de nascentes”, com a assessora de comunicação da companhia Águas do Imperador Maria Antonieta D’Angelo, e “Ocupação irregular das margens e áreas de proteção permanente”, com Fabiano Sutter, diretor do Departamento de Licenciamento Ambiental (Delia) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Petrópolis.

O último encontro on-line promovido pelo projeto tratou das construções sustentáveis. Intitulada “O outro lado da sustentabilidade: por soluções e materiais mais estratégicos”, a palestra foi apresentada em setembro por Paolla Clayr, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e do técnico em Edificações do IFFluminense. Agora em outubro, a iniciativa estará presente na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) 2021 apresentando suas ações na Exposup (19/10) e realizando a mesa-redonda “Faixa Marginal de Proteção dos Rios: um estudo de caso sobre a tragédia de 2011 na Região Serrana” (21/10).

 

Sobre a CCSS

A Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) do Cefet/RJ campus Petrópolis foi oficialmente criada em 24 de outubro de 2016 para desenvolver ações recomendadas no Decreto Federal nº 5.940/2006, que prevê, no âmbito dos órgãos federais, a implantação e supervisão da separação dos materiais recicláveis, a verificação do destino final para as cooperativas, a geração de relatórios com uma avaliação de todo o processo, dentre outras atividades.

 

Equipe do projeto

Coordenadoras: Renata Gomes de Brito Mariano e Luciana de Souza Castro.

Colaboradores: Alexandra Rocha; Laíce Scotelano; Priscila Alcantara; Suzana Campos; Wanderson Amaral

Aluno bolsista: Guilherme Hildebrant Netto.

Aluna voluntária: Raíssa Pereira.

 

Redes sociais do projeto

Instagram: www.instagram.com/ccss.pet.cefet/ 

Facebook: www.facebook.com/ccsscefetpetropolis 

 

 

Fim do conteúdo da página