Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Diálogos com o Napne Petrópolis: ações de sensibilização e formação com foco em estudantes com Altas Habilidades
Início do conteúdo da página

Diálogos com o Napne Petrópolis: ações de sensibilização e formação com foco em estudantes com Altas Habilidades

Publicado: Sábado, 04 de Dezembro de 2021, 18h24 | Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 21h22 | Acessos: 512

Apresentar e debater os conceitos referentes às Altas Habilidade/Superdotação. Construir e desconstruir alguns saberes sobre alunos considerados superdotados, que se destacam na capacidade intelectual, no desempenho acima da média e na criatividade, entre outras aptidões. Essas são ações desenvolvidas pelo projeto de extensão “Diálogos com o Napne Petrópolis: saberes acerca de estudantes com Altas Habilidades”.

Desenvolvido pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do Cefet/RJ Petrópolis, a iniciativa busca aproximar as comunidades interna e externa do tema inclusão, a partir de atividades de sensibilização e formação. O projeto tem como base interações dialógicas que possam tornar os participantes multiplicadores e agentes de possíveis transformações sociais e educacionais à consolidação e à democratização da inclusão social e educacional. “Geralmente quando a gente fala de inclusão ou necessidades específicas as pessoas pensam em deficiências físicas, mas o Napne mostra que essas necessidades não se limitam só a isso. Esse ano o foco do projeto foi em Altas Habilidades/Superdotação e eu aprendi muito sobre o tema! A troca que realizamos durante os eventos é extraordinária”, enfatizou Raíssa Pereira, estudante do 4° período do curso de Engenharia da Computação e bolsista do projeto.

 

 

Com foco em Altas Habilidades/Superdotação, o evento realizou duas palestras, oito encontros do grupo de estudos e uma mesa-redonda.

Em 2021, o Diálogos com Napne Petrópolis promoveu todas as suas ações em formato on-line, que possibilitaram a participação de especialistas e renomados profissionais da área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) de outras cidades e estados. Em abril e maio, o projeto realizou quatro encontros do seu grupo de estudos, que focaram nos conceitos, termos e significados relacionados à temática. Em agosto, promoveu uma palestra que trabalhou de forma teórico-prática o trabalho de identificação e enriquecimento curricular de alunos com comportamentos de AH/SD. Em setembro, abordou o cenário atual das Altas Habilidades/Superdotação em palestra e realizou quatro encontros do Grupo de Estudos II – Aprofundamento, tendo a colaboração do Núcleo de Atendimento aos Alunos Com Altas Habilidade/Superdotação de Itaboraí (RJ). No mês seguinte, participou da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), apresentando suas ações em uma mesa-redonda.

Raíssa afirmou que o projeto foi um “divisor de águas” na sua vida. A estudante, que é responsável por movimentar as redes sociais do Napne e sempre participa ativamente das reuniões e eventos, contou que passou a ter uma nova visão sobre as necessidades específicas de cada indivíduo. “Hoje sou uma pessoa que contribui com a missão do projeto, que é a de criar agentes transformadores educacionais e sociais”, destacou.

O Diálogos com Napne Petrópolis finaliza 2021 com a mesa-redonda “Extensões e Interseções”, organizada em parceria com outros três projetos de extensão – Ladrilhar, Conhecimento para Profissionais do Futuro e No batuque das águas do Caxambu. O evento, que acontecerá nesta terça, dia 7 de dezembro (17h30 às 19h) abordará o tema acessibilidade a partir dos pontos convergentes entre as experiências de cada iniciativa.

 

O projeto divulga suas ações nas redes sociais Instagram e Facebook e já conta com palestras disponíveis no YouTube do Cefet/RJ Petrópolis

 

Equipe do projeto

 

Coordenadoras: Soraia Toledo e Daphne Velihovetchi 

Colaboradores: Luciana de Souza Castro, Jonatan Rocha Gomes e Rogério Wanis 

Aluna bolsista:  Raíssa da Silva Pereira  

 

Redes sociais: 

Instagram: www.instagram.com/napne.cefet.petropolis/

Facebook: www.facebook.com/napne.petropolis.  

Fim do conteúdo da página