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Dois projetos do Cefet/RJ Petrópolis, voltados para melhoria das escolas públicas, são aprovados em edital da Faperj

Publicado: Quarta, 22 de Dezembro de 2021, 18h20 | Última atualização em Quarta, 22 de Dezembro de 2021, 22h04 | Acessos: 426

“Uma grande conquista para a instituição”, afirmou o professor João Paulo Fernandes, um dos pesquisadores do Cefet/RJ Petrópolis contemplados pelo edital nº 45/2021, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).  João Paulo e o também docente Felipe Ferreira tiveram seus projetos aprovados pelo programa “Apoio à melhoria das escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro — 2021”, que busca dar suporte justamente a iniciativas que visam contribuir para melhores processos de ensino-aprendizagem e do currículo, que abordem temas educacionais relevantes e que permitam o aprimoramento do desempenho das escolas da rede pública (municipais, estaduais e federais) do estado.  As propostas deveriam considerar também o cenário pós-isolamento social – devido à pandemia de Covid-19 – e o aumento das desigualdades sociais e culturais provocado por ela. 

“Integração e pesquisa-formação com professores: o Ensino Médio Integrado e uma outra escola possível” é coordenado pelo professor Felipe Ferreira e conta com a participação de mais três docentes do Cefet/RJ Petrópolis: Cristiano Moura, Elizabeth Gonçalves e Felipe Henriques. A proposta tem como objetivo viabilizar ações de formação docente junto a professores da rede municipal de Petrópolis, buscando a promoção de práticas de excelência didático-pedagógicas, e promover a formação técnica e tecnológica para estudantes, no âmbito das Telecomunicações e da Informática (cursos técnicos integrados a ensino médio). O projeto pretende também fortalecer o diálogo entre instituições públicas de educação da cidade, estreitar relações entre universidade e escola e melhorar as condições estruturais das instituições envolvidas.

O ponto de partida da iniciativa é a realização de uma pesquisa-formação com docentes. “Ao mesmo tempo em que a gente está realizando uma pesquisa acadêmica, de ordem de aprimoramento da formação de professores, os professores estão se formando ao participarem desta pesquisa”, declarou Felipe Ferreira. O pesquisador disse estar animado com a aprovação do projeto, já que ele representa um “investimento direto na formação de professores para a melhoria do ensino e para a qualidade da educação” e possibilita outras oportunidades, como bolsas para estudantes de graduação e para docentes da rede pública.

“O Ensino de Ciências na Educação Básica a partir da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): materiais e práticas educativas colaborativas” é coordenado por João Paulo Fernandes e tem como professores associados Glauco Silva, Marcos Corrêa e Wanderson Amaral, do Cefet/RJ Petrópolis; Marcelo Rocha, do Cefet/RJ Maracanã; e Isabel Martins, da UFRJ. Segundo João Paulo, a proposta prevê a construção de uma rede de colaboração entre escolas da educação básica e outras Instituições de Ensino Superior (IES), “estreitando ainda mais a relação entre a Universidade e a Escola Básica, tendo como polo o Colégio Estadual CIEP 137 Cecília Meireles, localizado em Correias, no município de Petrópolis”.

Por meio da expertise e da experiência dos professores e pesquisadores envolvidos no projeto, no que diz respeito a processos de formação inicial e continuada, a iniciativa busca a construção de espaços horizontais de formação e a constituição de políticas públicas que valorizem a profissão docente e que favoreçam a colaboração no processo de formação. “Acreditamos que as ações no contexto da articulação proposta entre escolas e universidades podem, a médio e longo prazo, sobretudo no contexto pós-pandemia, promover transformações importantes nas formas pelas quais essas instituições se relacionam, possibilitando uma ressignificação dos seus papéis de atuação no processo de formação de professores e, consequentemente, dos estudantes da educação básica”, ressaltou João Paulo.

Confira o resultado do edital nº45/2021 da Faperj.

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