Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Cefet/RJ Petrópolis é aprovado em edital para aprimoramento da infraestrutura computacional da unidade
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ Petrópolis é aprovado em edital para aprimoramento da infraestrutura computacional da unidade

Publicado: Segunda, 27 de Dezembro de 2021, 12h20 | Última atualização em Segunda, 27 de Dezembro de 2021, 12h20 | Acessos: 565

O Cefet/RJ Petrópolis foi mais uma vez contemplado em edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Desta vez, o foco do edital nº 47/2021 foi o “Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional do Estado do Rio de Janeiro (DCTR)”. O professor e gerente acadêmico da instituição, Diego Haddad, foi o coordenador do projeto “Suporte à Infraestrutura Computacional do Cefet/RJ Unidade Petrópolis”.

A proposta visa implementar uma infraestrutura computacional e de rede que permita aos discentes do Cefet/RJ Petrópolis – e também docentes – desenvolverem pesquisa de qualidade, tendo capacidade para armazenar suas informações, suas bases de dados e seus modelos preditivos baseados em inteligência artificial. Temas como visão computacional, algoritmos genéricos, computação quântica, criptografia, ciência de dados e redes neurais necessitam de um suporte computacional. Assim, a estrutura demandada comportaria um switch KVM (para facilitar a administração da rede), um transceiver para melhorar a banda da internet em alguns laboratórios e uma capacidade de armazenamento (storage) para que os pesquisadores possam efetuar seu trabalho de modo independente da máquina.

Participaram também do projeto o diretor da unidade Felipe Henriques e os docentes Luís Tarrataca, Pedro Lara, Laura Silva de Assis, Douglas de Oliveira Cardoso, Dalbert Mascarenhas e Luis Carlos Retondaro. "Estamos muito felizes com o êxito obtido na proposta submetida à Faperj, porque resolve diversas fragilidades do nosso setor de informática, permitindo o aprimoramento de diversos serviços, como os de armazenamento, de oferta de banda da internet e de otimização de espaços. Cabe destacar a importância do apoio dos servidores Robson da Silva Oliveira e Rômulo Mendes Figueiredo, que foi essencial para que o projeto fosse adequado às necessidades do setor de informática, assim como da bibliotecária Luciana de Souza Castro", declarou o professor Diego Haddad.

Confira o resultado do edital.

Fim do conteúdo da página