Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Ensino médio integrado (Petrópolis): informações sobre início das aulas e programação da Semana de Acolhimento
Início do conteúdo da página

Ensino médio integrado (Petrópolis): informações sobre início das aulas e programação da Semana de Acolhimento

Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 18h07 | Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2022, 20h01 | Acessos: 596

A Coordenação do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio do Cefet/RJ Petrópolis divulgou carta circular para alunos e responsáveis sobre o início do ano letivo no próximo dia 19 de abril (terça-feira), em formato presencial, no prédio da instituição. O documento traz informações importantes sobre a dinâmica de funcionamento das atividades escolares – como calendário escolar, horário e uso de uniforme – e as medidas preventivas contra a covid-19, como o uso obrigatório de máscara e a comprovação de ciclo vacinal.

Os dois primeiros dias de aula – 19 e 20 de abril – terão horário reduzido (13h às 18h) e serão dedicados à programação da Semana de Acolhimento aos Alunos (programação mais abaixo).  

 Acesse a carta circular. 

 

Confira os principais pontos da carta:

Início do ano letivo: 19 de abril (terça-feira), formato presencial na unidade (Rua do Imperador, 971 – centro).

Medidas preventivas Covid-19: será obrigatório o uso de máscara e os alunos deverão fazer comprovação do ciclo vacinal. (Posteriormente, será informado sobre como postar o comprovante no nosso sistema).

Confira as recomendações do Comitê Central de Acompanhamento do Coronavírus do Cefet/RJ.

Danos com as enchentes: o Cefet/RJ Petrópolis foi duramente afetado pelas chuvas e alagamentos de fevereiro e março deste ano. Deste modo, o retorno presencial será em uma parte do prédio. Foi necessário fazer adaptações em relação ao uso de diversos equipamentos e os laboratórios não poderão ser utilizados neste momento.

Manual do aluno: documento que reúne normas que definem o funcionamento das atividades acadêmicas. Nele podem ser consultados os regulamentos sobre avaliação, uso do uniforme, disciplina, procedimentos de secretaria, entre outros. Confira o Manual

Uniforme: não será exigido neste início de aulas. O assunto será tratado nas reunião dos pais (em 4 e 5 de maio).

Calendário escolar:  confira o calendário do ano letivo, de abril/2022 a janeiro/2023

Horário das aulas:

  • Segundas, quartas e sextas, das 12h30 às 18h15;
  • Terça e quintas, das 7h45 às 11h; e das 12h30 às 18h15.

Confira o horário detalhado no Anexo I da carta circular.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (Microsoft Teams): a plataforma será utilizada para atendimentos via chat, organização de tarefas, repositório de materiais de estudo, entre outros. O acesso deve ser feito pelo e-mail institucional. Os alunos que ainda não possuem o e-mail institucional deverão aguardar as orientações que serão fornecidas na primeira semana de aulas.

***************************************************

SEMANA DE ACOLHIMENTO: 19 e 20 de abril, das 13h às 18h.

Dois dias dedicados ao acolhimento dos alunos, integração e apresentações. Confira a programação: 

Terça-feira (19/04)

13h às 14h - Dinâmica de integração

14h às 15h - Apresentação dos alunos

15h às 16:30h - Apresentação da direção e dos professores. Explanação sobre o funcionamento do curso: disciplinas propedêuticas, técnicas e estágio. Os professores falarão brevemente sobre suas disciplinas e seus projetos de pesquisa e extensão, explicando como os alunos poderão participar.

16:30 às 17h – lanche*

17h às 18h – Roda de conversa sobre os impactos da pandemia e das fortes chuvas, e sobre as expectativas para o atual momento de recomeçar.

Quarta-feira (20/04)

13h às 13:30h – Boas-vindas dos veteranos aos calouros

13:30h às 14:30h - Apresentação da SAPED (Sessão de Articulação Pedagógica) para os alunos de 1o ano

13:30h às 14:30h – para alunos do 2o e 3o ano: oficinas 14:30h às 15:30h – Oficina TEAM.S, apresentação da plataforma para alunos do 1o ano.

14:30 às 15:30h – para alunos do 2o e 3o ano: oficinas

15:30h às 16h – lanche*

16h às 18h - Música no hall e sarau de poesia

* Os alunos deverão levar lanche individual e garrafa com água para consumo próprio.

Fim do conteúdo da página