Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Equipe do Cefet/RJ Petrópolis se classifica para final brasileira da Maratona de Programação
Início do conteúdo da página

Equipe do Cefet/RJ Petrópolis se classifica para final brasileira da Maratona de Programação

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 19h31 | Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 17h18 | Acessos: 534

Pelo terceiro ano consecutivo, o Cefet/RJ Petrópolis garantiu vaga para a final da Maratona de Programação, principal competição do gênero no país. A classificação foi conquistada na etapa regional da Maratona, realizada no último sábado, dia 8 de outubro, no Rio de Janeiro.

Duas equipes do curso de Engenharia de Computação representaram a instituição nessa primeira fase: Crias do Douglas, formada por Eduardo Gomes, Mateus Garcia e Roger Passos, que ficou em 9o lugar e se classificou para a final nacional; e Esgrima.h, formada por Arthur Bonilha, Gabriel Massi e Pedro Granja, que conseguiu o 16o lugar no estado do Rio de Janeiro em sua primeira participação. Os alunos Mateus Garcia e Roger Passos são finalistas pela terceira vez e a classificação de seu time neste ano colocou o Cefet/RJ entre as quatro melhores instituições no estado.

Eduardo Gomes, Mateus Garcia e Roger Passos (da esq. para a direita) se classificaram para a final nacional. 

Os ótimos resultados da instituição, sobretudo nos últimos três anos, é fruto de um trabalho contínuo dos docentes da unidade, que têm se dedicado à preparação das equipes, com orientação e organização de simulados. O projeto Grupo de Treinamento para Competições de Programação (GTComP), coordenado pelo professor Douglas Cardoso entre 2017 e 2021, foi uma iniciativa que focou na capacitação das equipes para a Maratona. Em 2022, a preparação dos times ficou a cargo do professor Diego Haddad.

Ao todo, 556 equipes de 170 instituições brasileiras competiram na primeira fase, que seleciona cerca de 60 vagas para a etapa final. O Cefet/RJ Petrópolis agora busca uma parceria para financiar a viagem do time petropolitano para competir na final nacional, que ocorrerá em Campo Grande (MS) de 16 a 18 de março de 2023.

 

Pedro Granja, Arthur Bonilha e Gabriel Massi (da esquerda para a direita)  ficaram em 16º na fase regional. 

 

Sobre a Maratona de Programação

A Maratona de Programação é organizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e é voltada para alunos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. Os times são compostos por três estudantes, que buscam resolver problemas sob pressão durante cinco horas, usando conhecimentos de programação e algoritmos.

Para saber mais sobre a 1º fase, confira o vídeo produzido pela empresa sede do evento.

 

Fim do conteúdo da página