Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Jeups: campeão no xadrez e outros destaques no Cefet/RJ Petrópolis
Início do conteúdo da página

Jeups: campeão no xadrez e outros destaques no Cefet/RJ Petrópolis

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 18h24 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 18h26 | Acessos: 489

Foi realizada no último dia 8 de dezembro a cerimônia de premiação da 58º edição dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups), competição realizada anualmente entre escolas públicas e privadas da cidade. O Cefet/RJ Petrópolis foi campeão no xadrez masculino sub-18, com Hiago Paes Silva; vice-campeão do xadrez feminino sub-18, com Rafaela Mebus; vice-campeão do Levantamento de Peso Olímpico (LPO), com Manoela Francis; e vice-campeão do futsal feminino sub-18. O docente da unidade Marcelo Porretti também recebeu o prêmio de Professor de Educação Física Destaque no Jeups.

O professor Marcelo Porretti e o diretor do Cefet/RJ Petrópolis, Felipe Henriques, com os alunos premiados.

“É muito especial quando temos nosso trabalho reconhecido, não só pelas vitórias em jogo, mas pelo esforço e empenho de estar participando de uma competição escolar como o Jeups, que envolve escolas particulares bem estruturadas na parte esportiva (possuem quadra, materiais específicos, treinadores específicos para cada modalidade)”, afirmou Marcelo Porretti. O professor e técnico dos atletas do Cefet/RJ Petrópolis contou que foram trabalhadas diversas modalidades esportivas ao longo do ano, além de atividades lúdicas e jogos de mesa (como xadrez e tênis de mesa), e ressaltou a importância da realização de amistosos e do incentivo à participação dos jogos.

Primeiro lugar no xadrez sub-18, Hiago Paes Silva relatou como a competição deu ânimo para ele voltar a jogar xadrez. “Eu normalmente assistia vídeos de xadrez, de partidas antigas, e jogava partidas on-line pelo celular no tempo livre, mas eu tinha dado uma parada. Então, quando soube que haveria um torneio, eu animei e voltei a jogar. Essa foi a primeira vez que joguei um torneio de xadrez presencial. Achei bem legal testar como estava meu nível e se eu ficaria muito nervoso jogando. Acabou que consegui vencer o torneio e isso me deu uma animação ainda maior de voltar a jogar”, destacou.

  

Da esq. para dir.: Hiago Paes (xadrez) com Felipe Henriques e Marcelo Porretti; Rafaela Mebus (xadrez) com Felipe Henriques; e Manoela Francis (LPO) com Marcelo Porretti.

Novidade na edição dos jogos deste ano, o Levantamento de Peso Olímpico (LPO) também premiou uma atleta cefetiana. Manoela Francis, que já treinava a modalidade junto com CrossFit, disse que o seu 2º lugar foi “uma consequência de estar ali envolvida, de estar participando”. Ela contou também que adorou a experiência e a cerimônia de premiação: “é aquele dia para vai marcar no coração”.

A capitã do time de futsal feminino, Tallita Porretti, relembrou o desafio de retornar após quase dois anos de atividades on-line. “Este ano, com o retorno pós-pandemia, foi muito gratificante participar da equipe do Cefet e, consecutivamente, do Jeups. Foram jogos bem disputados, onde jogamos de igual para igual com escolas particulares. Embora não tenhamos uma quadra nossa, do Cefet, ainda conseguimos alcançar o 2º lugar no futsal feminino”, declarou.

Ao todo, o Cefet/RJ Petrópolis participou do Jeups no futsal masculino e feminino sub-18, no vôlei feminino e masculino sub-18 e nas categorias sub-15 e sub-18 do xadrez e do tênis de mesa. O professor Marcelo Porretti exaltou o resultado final, uma vez que “a participação gera um grau de interesse enorme não só de quem está jogando em quadra, mas também dos colegas que querem assistir os jogos, torcer pelos amigos...”. E concluiu: “superar desafios, vencer obstáculos, conviver com os rivais e conviver com o diferente são lições que a participação nesta competição traz para nossos alunos e, assim, são incorporadas na vida”.

Equipe de futsal feminino com a torcida em partida do Jeups.

 

Fim do conteúdo da página