Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Aluno do Cefet/RJ Petrópolis conquista bronze em olimpíada nacional de matemática
Início do conteúdo da página

Aluno do Cefet/RJ Petrópolis conquista bronze em olimpíada nacional de matemática

Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 22h48 | Última atualização em Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 14h23 | Acessos: 485

Por mais um ano, o Cefet/RJ Petrópolis garantiu medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Nesta 17ª edição, o aluno Hiago Paes Silva, do 3º ano do ensino médio integrado ao técnico de Telecomunicações, foi medalhista de bronze. Os discentes Álan da Silva Camara e Yuri dos Santos Castelhano, também do 3º ano, obtiveram Menção Honrosa na competição.

Hiago Paes Silva está no 3º ano do ensino médio integrado.

“Foi uma sensação boa”, comemorou Hiago. O estudante contou que se preparou para as provas da olimpíada a partir de questões antigas da OBMEP e ressaltou a importância do papel do professor de matemática do Cefet/RJ Petrópolis Marcelo Salomão para esta conquista. “Eu comecei a gostar de fato de matemática no 9º ano, mas no Cefet/RJ eu recebi um incentivo maior do professor Salomão a buscar conhecer mais a fundo os assuntos. Ele deu bastante apoio a todos que foram fazer e mostrava questões olímpicas em sala”, afirmou Hiago. O professor Salomão também destacou a dedicação do medalhista: “Hiago receber essa medalha é a cereja do bolo. Ele sempre se dedicou aos estudos”.

Com o bronze, Hiago foi convidado pela organização da OBMEP a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), que busca apresentar os aspectos da matemática além da sala de aula, ampliando o conhecimento científico e preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa, haverá encontros presenciais e estudos on-line.

 

Sobre a OBMEP

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a OBMEP é a maior competição científica do país. Em 2022, reuniu 18,1 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio, alcançando 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.

A olimpíada divide os participantes em três níveis: nível 1, para alunos do 6º e 7º ano; nível 2, alunos do 8º e 9º ano; e nível 3, para qualquer ano do ensino médio. Tem como objetivo estimular e promover o estudo da matemática no país, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, identificando jovens talentos e incentivando seu ingresso em universidades

 

 

Fim do conteúdo da página