Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Aluno egresso do Cefet/RJ Petrópolis recebe medalha em premiação da OBMEP
Início do conteúdo da página

Aluno egresso do Cefet/RJ Petrópolis recebe medalha em premiação da OBMEP

Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 17h24 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 17h24 | Acessos: 505

Na última segunda-feira, dia 3 de julho, foi realizada a cerimônia de premiação da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento, realizado no Colégio Pedro II, em São Cristóvão, entregou as medalhas aos premiados no estado do Rio de Janeiro, referente à edição realizada em 2022. Entre eles, Hiago Paes Silva, ex-aluno do ensino médio integrado ao técnico de Telecomunicações do Cefet/RJ Petrópolis, que se formou no fim do ano passado.

Hiago, que foi medalhista de bronze, comemorou a premiação e elogiou a OBMEP por “tudo que ela pode proporcionar.” Atualmente, ele cursa Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde ingressou por meio do programa “Vagas Olímpicas”. A iniciativa permite que alunos premiados em olimpíadas do conhecimento concorram a uma vaga em cursos de graduação.

Hiago participou da premiação no Colégio Pedro II, em São Cristóvão. 

O diretor do Cefet/RJ Petrópolis, Felipe Henriques, também participou da cerimônia de premiação e enfatizou a importância de incentivar a participação dos estudantes nas olimpíadas: “como professor e diretor, fico muito orgulhoso ao ver como os nossos alunos estão conquistando não só prêmios, como também maturidade e boas colocações. É muita alegria e emoção”.

Na mesma edição de 2022, os agora egressos Álan da Silva Camara e Yuri dos Santos Castelhano  obtiveram Menção Honrosa na competição.

 

Sobre a OBMEP

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a OBMEP é a maior competição científica do país. Em 2022, reuniu 18,1 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio, alcançando 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.

A olimpíada divide os participantes em três níveis: nível 1, para alunos do 6º e 7º ano; nível 2, alunos do 8º e 9º ano; e nível 3, para qualquer ano do ensino médio. Tem como objetivo estimular e promover o estudo da matemática no país, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, identificando jovens talentos e incentivando seu ingresso em universidades

Fim do conteúdo da página