Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Aluna egressa do Cefet/RJ Petrópolis é premiada com Best Paper em fórum internacional de microeletrônica
Início do conteúdo da página

Aluna egressa do Cefet/RJ Petrópolis é premiada com Best Paper em fórum internacional de microeletrônica

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 20h24 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 16h07 | Acessos: 354

No dia 1º de setembro, Jéssica Oliveira Lorenzi apresentou seu trabalho no The Microelectronics Students Forum (SForum) no Rio de Janeiro, um dos cinco eventos que compõem o Chip in Rio 2023, o mais importante congresso internacional na área de microeletrônica e microtecnologias. Jéssica é formada em Licenciatura em Física no Cefet/RJ Petrópolis desde 2021e seu trabalho foi selecionado como Best Paper do SForum.

    

Jéssica durante a apresentação no SForum (à esq.) e em frente ao pôster do trabalho (à dir.)

Intitulado Optimization of multi-junction of solar cells for the martian orbit (Otimização de células solares de múltiplas junções para a órbita de Marte), o trabalho é fruto de uma pesquisa que começou em um projeto de iniciação científica e depois foi ampliada e defendida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 2021, sob a orientação do então professor da unidade Daniel Micha.

“Neste trabalho, nós buscamos encontrar as melhores combinações de energias de gap para compor células de duas e três junções no ambiente da órbita marciana. Começamos por um estudo teórico para determinar o espectro da irradiância solar na distância estudada. Em sequência, tralhamos simulações de desempenho de dispositivos de múltiplas junções com base no modelo de balanço detalhado”, explicou Jéssica.

A aluna egressa ressaltou que a experiência de participar e apresentar o trabalho no congresso foi interessante e, sobretudo, gratificante pela premiação. “Foi um retorno incrível depois de muito tempo investido”, destacou.

 

Sobre o SForum

O Microelectronics Students Forum (SForum) é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É voltado para estudantes universitários ou recém-formados, que devem apresentar seus papers em inglês. Tem como principais objetivos estimular a participação dos estudantes e pesquisadores no campo da microeletrônica e debater seus projetos de pesquisa.

 

Fim do conteúdo da página