Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Cefet/RJ Petrópolis recebe congresso brasileiro e internacional de atividades de aventura em maio
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ Petrópolis recebe congresso brasileiro e internacional de atividades de aventura em maio

Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 12h24 | Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 12h41 | Acessos: 375

De 22 a 25 de maio, Petrópolis será sede do XIII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura (CBAA) e do VII Congresso Internacional de Atividades de Aventura (CIAA). O evento, que é realizado de forma itinerante a cada dois anos, reúne pesquisadores e profissionais do país e do exterior para debater questões contemporâneas relacionadas às “atividades de aventura” e também a temas como meio-ambiente, educação, turismo e lazer. A organização do CBAA-CIAA é do Cefet/RJ Petrópolis, por meio do projeto de extensão Expedições, e do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL) da Unesp de Rio Claro (SP).

A edição deste ano, que será realizada no Cefet/RJ Petrópolis, traz na programação palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, apresentação de pôsteres e atividades culturais e/ou vivenciais, como feira de equipamentos, exposição de fotos e lançamento de livro. O professor da instituição e coordenador geral do CBAA-CIAA, Marcelo Porretti, destacou a importância do congresso como espaço de reflexão, discussão e promoção de estratégias socioeducativas, que buscam fortalecer a formação de profissionais da área e reforçar ações e práticas de aventura seguras e eficientes.

Marcelo frisou que o evento tem potencial para impulsionar tanto o turismo de aventura em Petrópolis de forma consciente, quanto as práticas corporais de aventura presentes nas escolas, além de contribuir com o crescimento econômico, as pesquisas científicas e a melhoria da qualidade de vida.

“Esta edição será a primeira no estado do Rio de Janeiro, apresentando como diferencial uma aproximação com diversas áreas, engajando principalmente o turismo, e sendo uma ótima oportunidade para uma instituição (Cefet/RJ Petrópolis), que possui um curso de Bacharelado em Turismo, e seus alunos se aproximarem de um evento deste nível. Sem falar das parcerias com outras instituições como a Universidade Católica de Petrópolis e a Prefeitura de Petrópolis (através das secretarias de Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Cultura e Educação), o que representa uma oportunidade ímpar para capacitação dos professores do município sobre as temáticas abordadas”, ressaltou.

 

Inscrição e submissão de trabalhos

As inscrições para participar do evento estão abertas no site http://cbaa-ciaa.com.br e têm preço promocional até o dia 31 de março. O evento também lançou um concurso fotográfico para quem estiver previamente inscrito no congresso, tendo como personagem central a montanha e/ou os esportes praticados na natureza. As inscrições podem ser feitas pelo site e vão até 31 de março.

Para quem tem interesse em apresentar um trabalho, o período de submissão está aberto até o dia 24 de março. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. As regras de submissão e os eixos temáticos estão disponíveis em http://cbaa-ciaa.com.br/trabalhos.html.

 

Programação

O CBAA-CIAA reúne diversas atividades em quatro dias de evento. A mesa de abertura será realizada no dia 22 de maio no Cefet/RJ Petrópolis, das 18h30 às 20h30, e abordará as “Perspectivas para a ciência e o ensino da aventura no Brasil”, com a participação de Dimitri Wuo Pereira, licenciado e mestre em Educação Física, doutor em Educação e autor do livro “Pedagogia da Aventura”; Gisele Maria Schwartz, licenciada e mestre em Educação Física, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e professora aposentada na Unesp; e Giuliano Pimentel, bacharel, licenciado, mestre e doutor em Educação Física e professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

De acordo com Marcelo Porretti, além das palestras, minicursos, oficinas e demais atividades previstas na programação, os participantes do congresso também serão convidados a realizarem práticas de aventura em um pré-evento, durante o evento e no pós-evento, como a travessia Petrópolis-Teresópolis e atividades com montain bike, vôo livre, quadriciclo, entre outras.

No site do evento, é possível ter mais detalhes sobre as atividades, sobretudo os minicursos, que acontecerão nos dias 22 e 23 de maio no Cefet/RJ Petrópolis. Maiores informações também pelo perfil do CBAA-CIAA no Instagram (www.instagram.com/cbaa.ciaa).

Fim do conteúdo da página