Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 12/06 a 14/06/2017 - I Semana do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio
Início do conteúdo da página

12/06 a 14/06/2017 - I Semana do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio

Publicado: Sexta, 09 de Junho de 2017, 17h14 | Última atualização em Sexta, 09 de Junho de 2017, 17h16 | Acessos: 1508

Tema: “Semana acadêmica”
Data: de 12 a 14 de junho
Horário: das 12h30 às 18h30
Local: Salão Nobre (palestras) e laboratórios do campus Petrópolis
Comissão organizadora: Carolina Moreira Torres; Celso Braga Junior; Felipe da Rocha Henriques; Luis Carlos dos Santos Coutinho Retondaro; Marcelo Faria Porretti; Marcelo Soares Salomão.

 

Sobre o evento

A I Semana do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio do Cefet/RJ campus Petrópolis tem como objetivo ambientar os estudantes às principais áreas das telecomunicações e com o mercado de trabalho do profissional técnico em telecomunicações. A abertura oficial do evento será realizada na próxima segunda-feira, dia 12, às 12h30, no Salão Nobre, com a presença do diretor do campus, Frederico Ferreira de Oliveira, do gerente acadêmico, Welerson Fernandes Kneipp, e do coordenador do curso técnico, Felipe Henriques.

Durante a cerimônia, serão entregues certificados aos alunos premiados na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na sequência, o professor Ricardo Marroquim, da UFRJ, ministrará a palestra “Caminhos cruzados entre a visão computacional e a visão biológica”. Apesar de voltado prioritariamente para os alunos do curso, o evento é também aberto à comunidade externa e aos estudantes, em geral, interessados na temática.

Em três dias de evento, de 12 a 14 de junho, a programação contará com sete palestras e quatro minicursos, que terão a participação de docentes do campus e de diversas instituições de ensino e pesquisa, como a UFRJ, Uerj e a UFJF, além de profissionais de empresas locais na área de telecomunicações.    

Na terça-feira, dia 13, como parte das atividades da Semana, será realizado o projeto integrador “Descobrindo as Telecomunicações”. A proposta é envolver alunos e professores do curso e apresentar a importância das principais áreas de atuação do profissional técnico em telecomunicações, as suas atribuições e suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho a partir da criação de uma página web. O espaço on-line funcionaria como repositório para trocas de informações a respeito do curso e de todos os materiais que lhe possam ser úteis. Os grupos de trabalho terão oito temas de conhecimentos específicos para pesquisar e registrar vídeos sobre o processo de estudo, que serão apresentados na quarta-feira, dia 14.

Confira a programação completa.

Fim do conteúdo da página