Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 11/09/2017 - Curta o Circuito
Início do conteúdo da página

11/09/2017 - Curta o Circuito

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 16h05 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2017, 16h06 | Acessos: 1074

O projeto “Curta o circuito” é composto por eventos mensais realizados em todos os campi do Cefet/RJ, tendo como elemento norteador o centenário da instituição. A iniciativa é desenvolvida pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC), formado por professores, funcionários e atores de áreas afins à arte do Cefet/RJ, com a finalidade de promover o acesso à cultura e à arte, através da celebração de valores e princípios relevantes ao povo.

 

PROGRAMAÇÃO

 

10h às 11h30 – Recepção e visita ao edifício histórico do campus Petrópolis

  

12h30 às 13h Show do Bandão do Cefet em homenagem ao centenário da instituição

Apresentação para os campi Petrópolis, Maracanã, Nova Iguaçu e Valença

  

13h às 15h30 – Diálogo com pesquisador/capoeirista

Alex dos Santos Gorito – licenciado em Educação Física e professor de capoeira pela UGB, mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA)

 

- Oficina de capoeira com o grupo Água de Beber, coordenado pelo Mestre Vuê, uma escola de capoeira que apresenta ensaios abertos e apresentações ao público desde 1998 e busca desenvolver características culturais da capoeira, envolvendo dança, luta e arte.

 

15h30 às 16h – Lanche coletivo

 

16h às 17h30 – Roda CDC (Nação HipHop), com fala de apresentação do movimento aos alunos coordenada por Gabriel Kopke (Gael)

A Nação HipHop é uma entidade que se organiza nacionalmente, através de núcleos municipais e estaduais, desde 2005. Está presente em mais de 14 estados da federação, atuando com o objetivo coletivo de efetivar uma organização em rede, travar as discussões sobre as principais pautas e demandas do movimento hip hop, potencializar as ações positivas desenvolvidas por seus protagonistas e desencadear o processo das grandes lutas sociais com a efetiva participação de quem faz o hip hop no Brasil. Há 11 anos em Petrópolis.

- Sarau Aberto com hip hop (Gael e Renan)

 

18h30 às 20h – Mesa-redonda: “Eventos urbanos em Petrópolis: desafios e perspectivas”

Mediação: Celso Braga Júnior, professor EBTT do Cefet/RJ campus Petrópolis, mestre em Ciência Política pela UFRJ

Cristiane Monteiro (Nação HipHop) - Produtora cultural, feminista e ativista. Atualmente cursa Engenharia de Produção na UFF campus Petrópolis. Há mais de 6 anos faz parte do coletivo urbano Nação HipHop, atualmente na função de presidente.

João Lopes (Solstício do Som) - Petropolitano, formado em Relações Internacionais, morou por três anos na República Tcheca. Após o retorno, passou a se dedicar ao ensino da língua inglesa e ao ramo da produção cultural, especialmente ao projeto Solstício do Som.

 

20h15 às 22h40 – Sarau de Canção Popular Brasileira

 Nilton dos Anjos, professor da UNIRIO, doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ

  

Exposições

- Todos os caminhos levam ao Cefet – coordenada pela professora do campus Maracanã Renata Moura;

- Patrimônio imaterial – trabalho dos alunos do ensino médio para a disciplina de História – coordenada pela professora Patrícia Souza Lima, do campus Petrópolis;

- Baixada Fluminense em Foco – exposição de fotografias coordenada pelo professor de Nova Iguaçu Adriano Furtado.

 

Fim do conteúdo da página