Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 13/05 a 17/05/2019 - VIII Semana de Física
Início do conteúdo da página

13/05 a 17/05/2019 - VIII Semana de Física

Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2019, 17h32 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2019, 17h34 | Acessos: 701

O Cefet/RJ campus Petrópolis promove, a partir de segunda-feira, dia 13 de maio, a VIII Semana de Física da unidade. A programação conta com diversas atividades durante quatro dias de evento, que pausa apenas na quarta-feira, dia 15. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Tema: “Inclusão e ensino de física: caminhos para a equidade”

Data: de 13 a 17 de maio de 2019

Horário: das 18h às 22h30 (segunda), das 14h30 às 22h30 (terça), das 14h30 às 22h30 (quinta) e das 18h30 às 22h30 (sexta)

Local: Salão Nobre (palestra e mesas-redondas), salas e laboratórios do campus Petrópolis

Sobre a VIII Semana de Física

Pensada pelos alunos para os alunos, a VIII Semana de Física do Cefet/RJ campus Petrópolis

colocará em debate a inclusão e a igualdade no âmbito do ensino de física. Direcionado, sobretudo, aos discentes da licenciatura em Física, que podem complementar sua formação, o evento é aberto também para os estudantes dos demais cursos da unidade, assim como para a população em geral interessada na área. Com o apoio do Colegiado de Física do campus, a organização do evento foi toda realizada pelo Centro Acadêmico de Física e por alunos do curso.

A partir do tema “Inclusão e ensino de física: caminhos para a equidade”, a Semana de Física promove mesas-redondas, oficinas e minicursos, além de uma palestra e uma atividade cultural, e conta com a participação de pesquisadores e/ou docentes do Cefet/RJ e de outras instituições, como PUC-Rio, UFRJ e Museu Ciência e Vida.

Ao todo, são 14 atividades, sendo cinco oficinas e cinco minicursos, com temáticas que reforçam a importância das práticas inclusivas e de superação das diferenças no campo da ciência e da física. Os interessados em participar dos minicursos e das oficinas podem fazer a inscrição na hora. Será emitido certificado aos participantes.

A cerimônia de abertura da Semana será realizada na segunda-feira, dia 13, às 18h, no Salão Nobre, e será seguida pela mesa-redonda “Mulheres na Ciência: a invisibilidade como resultado da socialização patriarcal”, que contará com a presença das professoras do Cefet/RJ campus Maracanã Andreia Guerra e Elika Takimoto, da diretora do Museu Ciência e Vida, Mônica Dahmouche, e da mestre em Filosofia do Direito pela PUC-Rio Cecília Vieira.

Confira a programação completa.

 

 

Fim do conteúdo da página