Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 04/06/2019 – Cefet/RJ recebe Cine Pagu – Território e Moradia
Início do conteúdo da página

04/06/2019 – Cefet/RJ recebe Cine Pagu – Território e Moradia

Publicado: Sexta, 31 de Maio de 2019, 16h32 | Última atualização em Sexta, 31 de Maio de 2019, 16h32 | Acessos: 541

Na próxima terça-feira, dia 4 de junho, às 18h30, o projeto de extensão “Cefet/RJ recebe Cine Pagu” irá colocar em discussão a luta por moradia e a defesa do território, a partir da exibição do documentário em curta-metragem “O caminho das pedras”.

 

Confira as informações do evento:

Tema: Território e Moradia – “O caminho das pedras” (2017)

Data: 4 de junho de 2019

Horário: 18h30

Local: Salão Nobre

 

Saiba mais sobre o evento: 

O projeto de extensão “Cefet/RJ recebe Cine Pagu e outras rodas de conversa” consiste em um ciclo mensal de exibições de filmes seguidas de debate. O Cine Pagu – cineclube itinerante de Petrópolis, que vem promovendo sessões de cinedebate com foco na questão da mulher, relações de gênero e identidade, e que amplia suas discussões em torno da educação, da política e dos direitos humanos de forma geral – será o principal parceiro do projeto ao longo do ano letivo. Com sessões gratuitas, temáticas variadas e filmes de ficção e documentários, o Cine Pagu conta, em todos os encontros, com a presença de provocadoras-debatedoras pertinentes aos temas propostos para realizar as discussões.

Na edição do mês de junho, território e moradia serão os temas abordados pelo encontro, que exibirá o curta-metragem “O caminho das pedras”, de Alexandre Nogueira e Fernando Segtowick. O evento contará com a presença de moradores do Quilombo da Tapera (Vale do Cuiabá) e do Quilombo da Boa Esperança (Areal), além de Dani Linden, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) de Petrópolis, e da advogada Thais Justen Gomes para debater sobre a moradia como direito, a defesa dos territórios e a luta pela regularização fundiária. A Constituição garante às comunidades de quilombos o título das terras que ocupam, a preservação da cultura, dos costumes e das tradições. Por isso, a defesa do território também diz respeito à preservação do patrimônio cultural e ambiental.

O Cefet/RJ campus Petrópolis emitirá certificados para os participantes.

 

Ficha técnica

“O caminho das pedras”, 2017
Direção: Alexandre Nogueira e Fernando Segtowick
País: Brasil
Gênero: Documentário
Duração: 22 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: No quilombo do Abacatal em Ananindeua (PA), os moradores relembram as histórias de fundação do local, assim como a luta para a titulação da terra quilombola.

Fim do conteúdo da página