Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 21/11/2019 – Astronomia para todos no Cefet/RJ
Início do conteúdo da página

21/11/2019 – Astronomia para todos no Cefet/RJ

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 10h44 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 10h47 | Acessos: 146

 

No dia 21 de novembro, o projeto de extensão “Astronomia para todos no Cefet/RJ” promove mais um dia de visita e atividades no campus Petrópolis. Serão realizadas sessões no planetário inflável, oficinas e palestras, das 9h às 16h, com possibilidade de agendamento de grupos escolares.

 

Confira as informações do evento:

Data: 21 de novembro de 2019

Horário: das 9h às 16h

Local: Cefet/RJ campus Petrópolis

 

Saiba mais sobre o projeto:

Sessões de planetário, oficinas de construção de instrumentos astronômicos e observação do céu são algumas das atividades do projeto de extensão “Astronomia para todos no Cefet/RJ”, coordenado pelo professor Daniel Micha, do curso de licenciatura em Física do campus Petrópolis. Desde 2013, o projeto recebe visitas escolares nas dependências da unidade, somando mais de três mil visitantes e atendendo mais de 30 escolas.

Com o objetivo de trabalhar os conceitos científicos referentes à física e à astronomia com os alunos de todos os níveis de ensino e com o público geral, o projeto visa contribuir com a formação científica do cidadão crítico, trazendo reflexões acerca do seu papel no mundo e da importância da ciência na sociedade. As sessões de planetário – que duram cerca de 40 minutos e têm capacidade para 25 pessoas – são as atividades mais procuradas do projeto. Nelas, os visitantes têm a oportunidade de refletir sobre a nossa posição no universo, de conhecer um pouco do sistema solar, de discutir a história das civilizações e a importância da observação do céu noturno pelos povos da antiguidade e de entender a diferença entre astronomia e astrologia, dentre outros. Já as oficinas permitem que os visitantes construam alguns equipamentos astronômicos antigos e percebam a importância que a astronomia teve e tem em nossa sociedade. 

A visita do projeto é composta de sessões do planetário inflável, oficina e palestras, entre outras atividades. Para solicitar um agendamento, os interessados devem preencher um formulário no site do projeto (https://sites.google.com/site/astrocefetpet/home/astronomia-para-todos), informando o nome da escola ou grupo, o nível ou a série da turma e o número de visitantes, e indicando o dia e o horário pretendidos. No dia 21 de novembro, o projeto realiza a última atividade do ano, promovendo sessões a cada hora entre 9h e 16h. Apesar de voltado, principalmente, para grupos escolares, o projeto também aceita inscrições individuais no dia.

Fim do conteúdo da página