Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 21 e 22/11/2019 – Colóquio “Narrativas do eu: corpos, imaginários e afetos no Rio de Janeiro”
Início do conteúdo da página

21 e 22/11/2019 – Colóquio “Narrativas do eu: corpos, imaginários e afetos no Rio de Janeiro”

Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 11h56 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2019, 11h56 | Acessos: 852

O Cefet/RJ campus Petrópolis participa do colóquio “Narrativas do eu: corpos, imaginários e afetos no Rio de Janeiro”, evento itinerante que reunirá estudantes, pesquisadores e professores de universidades de cinco municípios do Rio. O campus Petrópolis, que é um dos organizadores, receberá uma mesa-redonda no dia 21 de novembro, e promoverá um roteiro guiado no dia 22.  O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

 

 

Confira as informações do evento:

Tema: Narrativas, Experiências, Territórios

Data: 21 de novembro (mesa-redonda) – das 19h às 21h30 – Salão Nobre

           22 de novembro (roteiro guiado) – das 10h às 13h – Praça da Liberdade

Local:  campus Petrópolis

 

Saiba mais sobre o evento:

O colóquio “Narrativas do eu: corpos, imaginários e afetos no Rio de Janeiro” pretende reunir, de 21 de novembro a 6 de dezembro, no Auditório do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Uerj, no Cefet/RJ campus Petrópolis, no auditório do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ e na Casa de Rui Barbosa, especialistas das áreas de ciências humanas e sociais aplicadas em torno de mesas-redondas e atividades sobre as contemporâneas narrativas de si, destacando o fenômeno de sua midiatização em articulação com o corpo, os imaginários e as emoções.

O Cefet/RJ campus Petrópolis promoverá a primeira mesa-redonda do colóquio no dia 21 de novembro, das 19h às 21h30. Com o tema “Narrativas, experiências, territórios”, o evento terá a participação dos professores Felipe Ferreira (Cefet/RJ campus Petrópolis), Euler David de Siqueira (UFRRJ) e Elis Regina Barbosa Angelo (UFRRJ), e contará com a mediação da professora da Uerj Denise Siqueira. No dia 22, das 10h às 13h, os docentes do campus Petrópolis Felipe Ferreira e Patrícia Souza Lima conduzirão um roteiro guiado sobre a história e o imaginário da Cidade Imperial, começando pela Praça da Liberdade (ponto de encontro), passando pela “Encantada” – Casa de Santos Dumont – e finalizando na Casa Stefan Zweig.

 

Sobre o colóquio “Narrativas do eu”

O evento itinerante congregará – a partir do encontro de importantes pesquisadores da área de Comunicação de diversas instituições brasileiras –, estudantes de graduação, de pós-graduação, pesquisadores e professores de universidades parceiras de cinco municípios do estado do Rio de Janeiro (Niterói, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis e capital) para discutir os temas centrais do colóquio. Imaginário, afeto, gênero, consumo e cidade serão os conceitos-chave abordados pelos pesquisadores convidados.

Inspirado nas temáticas da linha de pesquisa “Cultura das mídias, imaginário e cidade” do PPGCom/Uerj, o colóquio acontece em parceria com o Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano, da UFF, a Casa de Rui Barbosa, o Programa de Pós-graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade, da UFRRJ, e o Cefet/RJ campus Petrópolis.

O evento tem organização geral do Grupo de Pesquisa Corps: Corpo, Representação e Espaço Urbano e do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Interação e Cultura, do PPGCom/Uerj e tem o apoio da Faperj, por meio do Programa de Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no estado do Rio de Janeiro.

Fim do conteúdo da página