Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 17 a 20/02/2020 – Semana de Acolhimento aos Calouros (2020.1)
Início do conteúdo da página

17 a 20/02/2020 – Semana de Acolhimento aos Calouros (2020.1)

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 14h19 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 14h19 | Acessos: 1027

A partir da próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro, o Cefet/RJ campus Petrópolis promove a Semana de Acolhimento aos Calouros. O evento conta com apresentações diversas, cinedebate, visitas guiadas ao campus e três aulas magnas. Voltada prioritariamente aos alunos da unidade, a Semana é aberta também ao público externo.

 

 

Confira as informações do evento:

Data: 17 a 20 de fevereiro de 2020

Horário: Manhã/Tarde: Engenharia de Computação

                Noite: bacharelado em Turismo, licenciaturas em Física e em Matemática

Local: salas, laboratórios e Salão Nobre do campus Petrópolis

 

Saiba mais sobre o evento

A Semana de Acolhimento aos Calouros tem como objetivo dar as boas-vindas aos estudantes que ingressaram no Cefet/RJ campus Petrópolis neste 1º semestre de 2020 e apresentar a unidade e seus espaços, além dos cursos oferecidos. A programação também inclui visitas guiadas ao campus, que serão coordenadas pela professora de história Patrícia Souza Lima, e um cinedebate no dia 18, das 14h às 17h, organizado pela professora Carolina Torres, que exibirá o documentário de Werner Herzog “Lo and behold – eis os delírios do mundo conectado”.

As atividades estão divididas entre os turnos da manhã/tarde, para o curso de Engenharia de Computação, e da noite, para as licenciaturas em Física e Matemática e para o bacharelado em Turismo. A recepção oficial aos calouros será realizada na segunda-feira, dia 17, às 9h, no Salão Nobre, e acontecerá novamente no mesmo dia para os alunos do turno da noite a partir das 18h30.

O evento conta ainda com três aulas magnas:

 

18 de fevereiro – das 10h20 às 11h20 (Engenharia de Computação)

Tema: “Evolução da microeletrônica”, ministrada por Fernanda Oliveira, professora do campus Petrópolis. Fernanda é formada em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, possui mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Coppe/UFRJ. No doutorado, fez estudos por um ano no Instituto de Microeletrônica de Sevilha, na Espanha.

 

18 de fevereiro – das 18h30 às 20h30 (Licenciaturas em Física e Matemática)

Tema: “Formação de professores para ensinar ciências ‘exatas’ na escola básica: que ciências e que escola?”, ministrada por Victor Augusto Giraldo, professor do Instituto de Matemática da UFRJ. Victor possui graduação em Matemática e mestrado em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática da UFRJ, e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, pela Coppe/UFRJ, com estágio de doutoramento no Institute of Education, University of Warwick, no Reino Unido.

 

19 de fevereiro – das 18h30 às 20h30 (Bacharelado em Turismo)

Tema: “‘Atingidos pelo turismo’: o despertar do mal-estar social em Barcelona – Espanha”, ministrada por Felipe Felix, professor do Cefet/RJ e coordenador do curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo, ofertado na modalidade EAD em parceria com o Consórcio Cederj. Felipe é bacharel em Turismo pela UFRRJ e tem mestrado e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ.

 

Confira a programação de cada curso:

Engenharia de Computação

Bacharelado em Turismo

Licenciatura em Física

Licenciatura em Matemática

Fim do conteúdo da página