Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 26/08/2020 - Seminário Virtual de Física - Nanotecnologia aplicada a células fotovoltaicas para aumento de eficiência
Início do conteúdo da página

26/08/2020 - Seminário Virtual de Física - Nanotecnologia aplicada a células fotovoltaicas para aumento de eficiência

Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 09h14 | Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 09h26 | Acessos: 354

No próximo encontro dos Seminários Virtuais, os alunos egressos do Cefet/RJ campus Petrópolis Beatriz Rocha e Edgard Winter irão apresentar seus trabalhos de pós-graduação a partir da temática “Nanotecnologia aplicada a células fotovoltaicas para aumento de eficiência”. A apresentação será transmitida na quarta-feira, dia 26 de agosto, às 19h, pelo serviço Conferência Web da RNP, por meio do link bit.ly/seminariocefet.

O foco do encontro será mostrar as novas tecnologias – como as células solares de múltiplas junções e as células solares de banda intermediária –, explorando novas estruturas e materiais, com o objetivo de aumentar a eficiência desses dispositivos. Serão abordados também o uso de nanoestruturas como poços quânticos e pontos quânticos em células solares.

Beatriz e Edgard são formados em licenciatura em Física pelo campus Petrópolis, são mestres em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, atualmente, fazem doutorado em Engenharia Elétrica nessa mesma instituição.

 

Sobre os Seminários Virtuais

Organizado por professores de licenciatura em Física do Cefet/RJ campus Petrópolis, o projeto de extensão “Seminários Virtuais” busca discutir assuntos atuais ligados aos temas do curso: Física, ensino de Física, Matemática, educação, inclusão, dentre outros. As apresentações semanais serão realizadas por alunos, ex-alunos, professores e outros profissionais.

“Sentimos a necessidade de oferecer aos estudantes uma oportunidade de manterem um vínculo ativo com o curso durante esses tempos de pandemia. Tempos difíceis sempre trazem muitos aprendizados. Acredito que a sociedade está aprendendo a interagir mais a distância. E não só através de redes sociais, profissionalmente também. Após essa experiência, esperamos que nossos alunos estejam mais preparados para o novo mercado de trabalho que irá surgir nos tempos pós-pandemia”, declarou o professor Daniel Micha, um dos idealizadores do projeto Seminários Virtuais.

Além de buscar aumentar a interação com a comunidade interna, o projeto também está aberto ao público externo. De acordo com Daniel, essa é uma virtude da iniciativa, que possibilita a integração com outros campi do Cefet/RJ e com outras pessoas interessadas na temática: “presencialmente, seria muito difícil integrar todos em um mesmo local num mesmo dia e horário. À distância, isso fica mais fácil. Estamos muito esperançosos pra que tudo dê certo”.

Os interessados em contribuir com apresentações podem enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., informando nome completo, instituição e área de interesse.

Fim do conteúdo da página