Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 09/09/2020 – Seminário Virtual de Física – Comemoração pelos 10 anos do Pibid
Início do conteúdo da página

09/09/2020 – Seminário Virtual de Física – Comemoração pelos 10 anos do Pibid

Publicado: Terça, 08 de Setembro de 2020, 16h59 | Última atualização em Terça, 08 de Setembro de 2020, 18h23 | Acessos: 731

O projeto Seminários Virtuais de Física da próxima quarta-feira, dia 9 de setembro, irá comemorar os dez anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) nos cursos de licenciatura em Física dos campi Petrópolis e Nova Friburgo. Na programação do evento, será exibido um documentário sobre o Pibid e ex-bolsistas, supervisores e coordenadores de área farão um relato de experiência sobre o programa.

Iniciado em março de 2010 no Cefet/RJ, as ações que o Pibid desenvolve contribuem para a valorização da profissão docente e para a qualidade da própria formação inicial e continuada de professores de Física.  Por meio do programa, instituições de ensino superior (IES) e escolas de educação básica juntam esforços para contribuir com o processo de formação de futuros professores, promovendo a valorização da carreira docente e construindo um processo formativo. Os licenciandos, desde muito cedo, entram em contato com a escola pública de educação básica, interagindo com alunos, com docentes experientes e com os professores formadores das IES.

O encontro será realizado às 19h pelo serviço Conferência Web da RNP e será transmitido a partir do link bit.ly/seminariocefet.

 

Sobre os Seminários Virtuais

Organizado por professores de licenciatura em Física do Cefet/RJ campus Petrópolis, o projeto de extensão “Seminários Virtuais” busca discutir assuntos atuais ligados aos temas do curso: Física, ensino de Física, Matemática, educação, inclusão, dentre outros. As apresentações semanais serão realizadas por alunos, ex-alunos, professores e outros profissionais.

“Sentimos a necessidade de oferecer aos estudantes uma oportunidade de manterem um vínculo ativo com o curso durante esses tempos de pandemia. Tempos difíceis sempre trazem muitos aprendizados. Acredito que a sociedade está aprendendo a interagir mais a distância. E não só através de redes sociais, profissionalmente também. Após essa experiência, esperamos que nossos alunos estejam mais preparados para o novo mercado de trabalho que irá surgir nos tempos pós-pandemia”, declarou o professor Daniel Micha, um dos idealizadores do projeto Seminários Virtuais.

Além de buscar aumentar a interação com a comunidade interna, o projeto também está aberto ao público externo. De acordo com Daniel, essa é uma virtude da iniciativa, que possibilita a integração com outros campi do Cefet/RJ e com outras pessoas interessadas na temática: “presencialmente, seria muito difícil integrar todos em um mesmo local num mesmo dia e horário. À distância, isso fica mais fácil. Estamos muito esperançosos pra que tudo dê certo”.

Os interessados em contribuir com apresentações podem enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., informando nome completo, instituição e área de interesse.

Fim do conteúdo da página