Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 29/10/2020 – Mesa-redonda "O protagonismo das pessoas com deficiência visual e cegueira no cotidiano brasileiro da atualidade"
Início do conteúdo da página

29/10/2020 – Mesa-redonda "O protagonismo das pessoas com deficiência visual e cegueira no cotidiano brasileiro da atualidade"

Publicado: Segunda, 26 de Outubro de 2020, 19h42 | Última atualização em Segunda, 26 de Outubro de 2020, 19h48 | Acessos: 768

Na próxima quinta-feira, dia 29 de outubro, o projeto de extensão “Napne em ação: contribuições para a formação de uma sociedade inclusiva”, do Cefet/RJ campus Petrópolis, promoverá a mesa-redonda virtual “O protagonismo das pessoas com deficiência visual e cegueira no cotidiano brasileiro da atualidade”. O evento acontecerá das 16h20 às 18h pela plataforma Google Meet.

O encontro busca oferecer um espaço para debates e aprofundamentos teórico-práticos sobre a acessibilidade, a inclusão e o cotidiano das pessoas com deficiência visual e cegueira. O evento contará com a participação da pedagoga e especialista em psicopedagogia clínica e institucional Isabel Cristina Loureiro, representando o projeto de extensão “Olhos meus”, do Cefet/RJ campus Nova Friburgo, que oferece suporte educacional às pessoas com deficiência visual em fase escolar, a partir de um apoio pedagógico pautado na metodologia da tutoria por pares (tecnologia assistiva).

A mesa virtual terá a participação também da aluna egressa do campus Petrópolis Débora de Oliveira Souza, que hoje é professora de Física e mestranda em Educação pela UFRJ na linha “Inclusão, Ética e Interculturalidade”, e terá como convidada Laís Corrêa, que falará sobre sua vivência como pessoa cega na sociedade. A mediação do evento ficará a cargo da bibliotecária do campus Petrópolis Luciana Castro. 

Os interessados em participar devem se inscrever pelo link bit.ly/napne-inscricao-29. O evento emitirá certificado de participação.

 

Sobre o “Napne em Ação”

Desenvolvido pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Cefet/RJ campus Petrópolis, o “Napne em ação” visa aproximar os diferentes sujeitos acadêmicos – docentes, servidores técnico-administrativos, alunos e a comunidade externa – por meio de ações de sensibilização e formação. O projeto tem como base interações dialógicas capazes de fazer com que os envolvidos nas atividades sejam multiplicadores e agentes das possíveis transformações sociais e educacionais necessárias à consolidação e à democratização da inclusão.

Fim do conteúdo da página