Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 27/08/2021 – Mesa-redonda “Onde está a memória negra e o afroturismo em Petrópolis/RJ?”
Início do conteúdo da página

27/08/2021 – Mesa-redonda “Onde está a memória negra e o afroturismo em Petrópolis/RJ?”

Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 17h39 | Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 17h39 | Acessos: 868


A pergunta “Onde está a memória negra e o afroturismo em Petrópolis/RJ?” é título da mesa-redonda on-line que acontecerá na próxima sexta-feira (27/08), às 18h, pelo Google Meet. O evento é promovido pelo projeto de extensão “No batuque das águas do Caxambu”, do Cefet/RJ campus Petrópolis, e propõe a reflexão sobre a memória do negro na cidade, especialmente com relação a monumentos e pontos culturais.

A mesa-redonda contará com a participação de Adão Casciano, descendente de escravos e morador do Quilombo da Tapera, que irá comentar sobre a história dessa comunidade e as tradições culturais que ainda preservam; Thaís Rosa Pinheiro, turismóloga, mestre em Memória Social e fundadora do projeto Conectando Territórios; e Ariel Barbosa, ator negro da cidade, que é responsável pela equipe de filmagem do documentário sobre o mesmo quilombo. O debate será mediado por Patrícia Souza Lima, professora de História do Cefet/RJ campus Petrópolis e especialista no desenvolvimento urbano da cidade.

Com o objetivo de fomentar um roteiro de afroturismo no município, o evento acompanhará as diretrizes do projeto "No batuque das águas do Caxambu", sobretudo nas investigações e pesquisas da bolsista Nicolly Thomazi, com o intuito de agregar elementos que possibilitem maior diversidade nas práticas turísticas do Centro Histórico de Petrópolis.

Saiba mais sobre o projeto e faça sua inscrição na mesa por meio do link linktr.ee/AguasdoCaxambu.

Fim do conteúdo da página