Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 16/03/2022 – 3º Encontro da Rede de Resiliência da Região Serrana
Início do conteúdo da página

16/03/2022 – 3º Encontro da Rede de Resiliência da Região Serrana

Publicado: Sexta, 11 de Março de 2022, 19h40 | Última atualização em Sexta, 11 de Março de 2022, 20h32 | Acessos: 612

“Formação de rede permanente na Região Serrana pela segurança humana e pelo fortalecimento da resiliência comunitária”. Esse é o tema do 3º encontro do grupo, formado com o intuito de auxiliar as comunidades locais na prevenção de desastres naturais. O evento será on-line e acontecerá às 19h do próximo dia 16 de março, data de aniversário da cidade de Petrópolis, que foi fortemente impactada pelo temporal do dia 15 de fevereiro.

A Região Serrana do estado do Rio de Janeiro é cenário de eventos extremos, como inundações e deslizamentos de terra, com impactos diretos e graves para a população local. A gestão de riscos na região é um desafio para governos, sociedade de civil e comunidades. Dessa forma, em dezembro de 2021, surgiu a proposta de criar uma Rede de Resiliência, idealizada pelos professores do Cefet/RJ Patrícia Souza Lima e Felipe Henriques (Uned Petrópolis) e Dacy Lobosco (Uned Nova Friburgo), com a participação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) por meio da procuradora de justiça Denise Tarin.

A rede busca reunir profissionais, pesquisadores, membros de organizações da sociedade civil ou de NUDECs, e demais pessoas interessadas em atuar de forma integrada. O objetivo é priorizar ações preventivas e juntar esforços para diagnosticar, mapear, estabelecer métodos de ação e, assim, gerar resultados práticos na prevenção e mitigação de risco de desastres.

Os interessados em participar da rede e de seus encontros e debates virtuais devem preencher o formulário “REDE – Prevenção e Mitigação de Desastres na Região Serrana do RJ – Cadastro Preliminar” até o dia 12 de março.

Para participar do encontro do dia 16 de março, é preciso também fazer inscrição prévia no link https://forms.gle/DsdUD4Vm9BYzQjFV9

 

 

 

Fim do conteúdo da página