Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos do Cefet/RJ têm artigo publicado em revista internacional de Pesquisa Operacional
Início do conteúdo da página

Alunos do Cefet/RJ têm artigo publicado em revista internacional de Pesquisa Operacional

Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2022, 17h20 | Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2022, 17h48 | Acessos: 991

O artigo “Selection of an Attack Helicopter to be Employed in Support of the Amphibious Operations of the Brazilian Navy Through the VFT and the THOR 2”, de autoria dos alunos Fernanda Márcia Esteves e Davi de Jesus, do Cefet/RJ Uned Itaguaí, foi publicado recentemente na revista científica da The Operational Research Society. O trabalho foi resultado do projeto final da graduação em Engenharia de Produção, orientado por docentes do Cefet/RJ, do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Utilizando a abordagem Value-Focused Thinking (VFT) e o Método Multicritério de Apoio à Decisão THOR 2, o objetivo do artigo era selecionar um novo modelo de helicóptero que apoiasse as Operações Anfíbias do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil. A combinação entre os métodos possibilitou aos estudantes analisarem as alternativas expostas por especialistas da Marinha do Brasil ao trazer maior exatidão na tomada de decisão e permitir a compreensão dos valores importantes para a seleção de um modelo de helicóptero de ataque.

Presente em mais de 50 países, a The OR Society tem sede em Birmingham, na Inglaterra, e é especializada em Pesquisa Operacional, área do conhecimento que aplica métodos matemáticos avançados para auxiliar em processos de decisão nas mais diversas áreas de atuação humana.

Clique para ler o artigo na versão em português.

Fim do conteúdo da página