Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Engenharia de Produção da Uned Itaguaí recebe nota máxima em avaliação do MEC
Início do conteúdo da página

Engenharia de Produção da Uned Itaguaí recebe nota máxima em avaliação do MEC

Publicado: Sexta, 08 de Setembro de 2023, 20h41 | Última atualização em Sexta, 08 de Setembro de 2023, 22h36 | Acessos: 2024

O curso de Engenharia de Produção da Uned Itaguaí conquistou a nota 5, pontuação máxima na avaliação de Conceito de Curso (CC) promovida pelo Ministério da Educação (MEC). Uma comissão de especialistas do órgão realizou a visita técnica por videoconferência, entre os dias 28 e 30 de agosto. Para conceder a nota, os profissionais consideraram a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial, além da infraestrutura ofertada aos alunos. O resultado foi divulgado em 4 de setembro e, em breve, o MEC emitirá a portaria publicando a informação.

Com a nota 5 na avaliação de CC, o curso de Engenharia de Produção conquistou pontuação máxima em todos os indicadores analisados pelo MEC

Implantado no segundo semestre de 2015, o curso tem, atualmente, 350 alunos regulamente matriculados e mais de 70 estudantes formados somente nos últimos cinco anos. A Uned Itaguaí está localizada na região da Costa Verde, cercada de empresas multinacionais do ramo da Engenharia, o que faz com que a oferta de estágios e empregos garanta oportunidades de trabalho para quase todos os alunos e ex-alunos, de acordo com o coordenador do curso, Rodrigo de Freitas.

– O bacharelado em Engenharia de Produção é o único da região, logo, a demanda por profissionais da área é muito grande. Sabendo da importância dessa formação para a localidade, trabalhamos de maneira incansável para conquistar a excelência e colocar o curso entre os melhores do país. A comunidade se sente orgulhosa dessa conquista – destacou o docente.

A nota 5 obtida na avaliação de Conceito de Curso era a única que faltava para a Engenharia de Produção. Em análises anteriores, o curso já havia obtido pontuação máxima em indicadores como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

– Esse resultado é fruto do trabalho em equipe, da dedicação e do engajamento de todos os envolvidos. É gratificante saber que uma unidade tão jovem, com apenas 15 anos, tenha um de seus cursos na lista dos melhores do país e contribua para a formação integral de profissionais capazes de colaborar para o desenvolvimento científico, cultural, tecnológico e econômico da sociedade, atendendo às necessidades da região – comemorou Daduí Guerrieri, diretor da unidade.

Alunos comprovam a qualidade

Estudante do 6º período, Ana Cláudia Moraes já está estagiando no setor de Gestão de Orçamentos da Nuclebrás Equipamentos Pesados (NUCLEP). Para ela, além de o curso oferecer uma visão ampla de macroeconomia e de dispor de professores preocupados com auxiliar os alunos em todos os desafios, um dos diferenciais da Engenharia de Produção da Uned Itaguaí é a possibilidade de participar de diversas ações de extensão, graças à qualidade dos equipamentos disponíveis.

– Os laboratórios possuem aparelhos e máquinas em ótimas condições que nos ajudam a conhecer sobre metrologia e diversos processos de fabricação, além de serem muito utilizados pelas equipes de extensão. Temos o Laboratório Maker, o Galo Baja, a Smart Cefet, a Baquar e vários outros projetos que unem alunos e docentes, que nos fazem aprender na prática e compartilhar conhecimentos – elogiou a jovem.

Alunos aprendem na prática para estarem cada vez mais preparados para ingressar no mercado de trabalho aquecido da região da Costa Verde

Fim do conteúdo da página