Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudante do Cefet/RJ integra equipe premiada pelo Simpósio Brasileiro de Banco de Dados
Início do conteúdo da página

Estudante do Cefet/RJ integra equipe premiada pelo Simpósio Brasileiro de Banco de Dados

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2016, 13h07 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2016, 15h03 | Acessos: 2683

O aluno Matheus Tonelli, do curso de Engenharia da Computação do campus Petrópolis, integra a equipe vencedora do Prêmio de Melhor Demonstração do 31º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD). Matheus é coautor do trabalho “HPSW-Prof: Perfilado de alta performance para workflows científicos” (HPSW-Prof: A Provenance-Based Framework for Profiling High Performance Scientific Workflows), escrito com a mestranda Maria Luiza Mondelli, do Laboratório Nacional de Ciência da Computação (LNCC), sob a orientação do professor Luiz Gadelha e coorientação de Ana Tereza Vasconcelos e Kary Ocaña, todos docentes do LNCC.

O trabalho aborda o desenvolvimento da ferramenta HPSW-Prof, que auxilia na análise da execução de experimentos científicos computacionais, permitindo ao cientista interpretar o funcionamento e identificar um possível problema computacional no experimento. Matheus participou diretamente do desenvolvimento do HPSW-Prof, como bolsista de iniciação científica do LNCC. “É uma grande oportunidade poder participar das pesquisas no LNCC”, afirma o estudante. A instituição é considerada líder do Brasil na área de modelagem computacional.

Para o estudante, o reconhecimento obtido “confirma a relevância científica da aplicação e estimula a aperfeiçoá-la, bem como a desenvolver novas aplicações”. O Simpósio Brasileiro de Banco de Dados é promovido anualmente pela Comissão Especial de Banco de Dados da Sociedade Brasileira de Computação. Este ano, o evento foi realizado em Salvador, entre os dias 4 e 7 de outubro.

 

Fim do conteúdo da página