Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Igualdade racial foi tema de mesa-redonda no campus Petrópolis
Início do conteúdo da página

Igualdade racial foi tema de mesa-redonda no campus Petrópolis

Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2017, 14h46 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2017, 14h48 | Acessos: 1560

 Construir uma política institucional de promoção da equidade e de respeito às diferenças é o objetivo do ciclo de debates “Construir a igualdade”, que realizou seu primeiro encontro no dia 19, no campus Petrópolis. O evento, coordenado pela psicóloga Melissa Machado, teve como tema inicial a igualdade racial.
Para debater questões raciais, estiveram presentes Alessandra Pio, técnica em Assuntos Educacionais e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do Colégio Pedro II, e Guilherme Nogueira de Souza, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e coordenador da disciplina de Sociologia do CAp/Uerj.
Alessandra Pio ministrou a palestra “Educação para as relações raciais”, na qual apresentou a trajetória do negro na escola brasileira, as proibições nos séculos passados e a dificuldade de acesso e permanência que persiste até os dias de hoje. “A escola como espaço de luta política” foi o tema abordado por Guilherme Nogueira, que resgatou o processo histórico de escolarização do Brasil e apontou os problemas de inclusão e de racismo na sala de aula. Após as apresentações, foi realizada uma mesa-redonda, mediada por Fabio Sampaio de Almeida, docente do bacharelado em Turismo do campus Petrópolis e do mestrado em Relações Étnico-raciais do Cefet/RJ.
Participaram do evento alunos do ensino médio e dos cursos de graduação, além de servidores do campus. A coordenadora do evento ressaltou que o ciclo “busca sensibilizar os diversos atores da comunidade acadêmica para a construção de uma política democrática de fato no ambiente institucional”. O diretor do campus Petrópolis, Frederico Ferreira de Oliveira, afirmou que discutir os problemas de conflitos e contrassensos presentes nas instituições brasileiras se torna essencial no cenário político-educacional de hoje.
Com o apoio da Direção do campus, do projeto de extensão Eventual Cefet e dos serviços de Psicologia, Assistência Social e Pedagogia, o ciclo realizará mais duas mesas-redondas, sobre gênero e violência moral. A previsão é que o próximo encontro aconteça em maio.

Fim do conteúdo da página