Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > V Semana de Turismo do campus Petrópolis estreia debatendo as cidades criativas
Início do conteúdo da página

V Semana de Turismo do campus Petrópolis estreia debatendo as cidades criativas

Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2017, 14h53 | Última atualização em Quarta, 24 de Maio de 2017, 15h05 | Acessos: 1708

A criatividade invadiu o Cefet/RJ campus Petrópolis com a abertura da V Semana de Turismo, que aconteceu na noite de segunda-feira, dia 22. Nesta edição, o tema “Turismo e Cidades Criativas” permeará as diversas atividades que acontecerão na unidade até a sexta-feira, dia 26, como palestras, oficinas, exposições e mostra acadêmica. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

 
Conceito de "cidades criativas" enfeita a escada do hall de entrada do campus

A cerimônia de abertura foi realizada no Salão Nobre e foi seguida pela conferência “Cidades criativas, cidades inventadas: reflexões para começar a discussão”, ministrada por Denise Siqueira, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj. O diretor do campus Petrópolis, Frederico Ferreira de Oliveira, destacou a inter e a multidisciplinaridade do evento, que deve ser aproveitado como um grande espaço acadêmico de formação, e ressaltou a escolha da temática. "Pensar em cidades criativas e em turismo criativo é criar uma nova conexão entre temas que estão surgindo não só no Brasil, mas nos Estados Unidos, na Europa e até na Ásia. O conceito coloca em pauta o espaço público e as políticas públicas para apropriação desses espaços”, afirmou.

A docente Jarlene Rodrigues Reis, membro da comissão organizadora do evento, enfatizou que “cidades criativas” é um tema incipiente que precisa de atenção especial, de prática e de investigação no campo do turismo. Participaram também da abertura solene o gerente acadêmico, Welerson Fernandes Kneipp, e a coordenadora do curso de bacharelado em Turismo, Alexandra Rocha.


Professora da Uerj Denise Siqueira palestra na abertura solene da Semana

Durante a conferência, Denise Siqueira refletiu sobre a ideia de criatividade e sobre o conceito de turismo criativo como um modo econômico de repensar o espaço urbano. A professora relacionou cidade criativa e cidade inventada, destacando a invenção como uma construção simbólica, profunda e inconsciente. Encerrando a noite, o depoimento exclusivo do holandês Greg Richards – docente da Tilburg University e referência mundial nos estudos sobre Turismo Criativo – foi transmitido ao público, com a tradução dos professores Felipe Ferreira e Luciana Mesquisa e dos alunos da disciplina de Inglês do curso.A docente Jarlene Rodrigues Reis, membro da comissão organizadora do evento, enfatizou que “cidades criativas” é um tema incipiente que precisa de atenção especial, de prática e de investigação no campo do turismo. Participaram também da abertura solene o gerente acadêmico, Welerson Fernandes Kneipp, e a coordenadora do curso de Bacharelado em Turismo, Alexandra Rocha.

 

Saiba mais sobre a V Semana de Turismo

Promovido e organizado pela Coordenação do curso de bacharelado em Turismo, com o apoio do projeto de extensão Eventual Cefet, o evento tem como objetivo promover discussões sobre a criatividade no espaço urbano, com foco especial em lugares turísticos, e assim envolver alunos, professores, convidados e demais interessados nos temas relacionados à área.

Além de palestras, mesas-redondas e oficinas, neste ano acontecerá a IV Mostra Acadêmica, com exposição em formato de painel de trabalhos de graduandos e graduados. Outro destaque é o "II Seminário Pesquisas Interdisciplinares em Turismo”, que reúne apresentações dos projetos de pesquisa e áreas de orientação dos docentes do curso de Turismo do campus.

Confira a programação completa na página do Facebook do evento

 

Mais informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Fim do conteúdo da página