Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Petrópolis promove a I Semana do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio
Início do conteúdo da página

Campus Petrópolis promove a I Semana do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 15h45 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2017, 15h55 | Acessos: 1792

Teve início na segunda-feira, dia 12 de junho, a I Semana do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio do Cefet/RJ campus Petrópolis. O evento, que busca levar aos discentes questões referentes às principais áreas das telecomunicações, acontece até quarta-feira, dia 14. Voltado prioritariamente para os alunos do curso, o evento é também aberto à comunidade externa e aos estudantes, em geral, interessados na temática.

 

Professor Ricardo Marroquim, da Coppe/UFRJ, ministra a palestra de abertura

A abertura oficial foi realizada no Salão Nobre e contou com a presença do diretor do campus, Frederico Ferreira de Oliveira, do gerente acadêmico, Welerson Fernandes Kneipp, e do coordenador do curso técnico, Felipe Henriques. Frederico Ferreira de Oliveira destacou o caráter multidisciplinar do evento, que traz palestras variadas e apresenta uma ideia de telecomunicações que pode ser pensada além dos equipamentos. Felipe Henriques ressaltou a importância desse espaço para ambientar os alunos com o mercado de trabalho. 

No fim da cerimônia, os alunos premiados na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) receberam certificados. Na edição de 2016, o campus Petrópolis ganhou a medalha de prata com Pedro de Oliveira Emerick e recebeu menção honrosa com Gabrielle de Vasconcelos Batemarqui, Iuri Perdigão Soares de Oliveira, Pedro Martins Sampaio de Alcântara e Viviane Figueiredo Peixoto.

Marcando a palestra de abertura da Semana, Ricardo Marroquim, professor do Programa de Engenharia de Sistemas de Computação da Coppe/UFRJ, refletiu sobre “Caminhos cruzados entre a visão computacional e a visão biológica”. A programação do evento conta ainda com mais seis palestras e quatro minicursos, que terão a participação de docentes do campus e de diversas instituições de ensino e pesquisa, além de profissionais de empresas locais na área de telecomunicações.   

Destaque também para o projeto integrador “Descobrindo as telecomunicações”, que busca envolver alunos e professores do curso a partir das principais áreas de atuação do profissional técnico em telecomunicações. A proposta é criar uma página web, que funcionaria como repositório para trocas de informações e materiais do curso. Serão formados grupos de trabalho, que terão oito temas de conhecimentos específicos para pesquisar e registrar vídeos sobre o processo de estudo.

Confira a programação completa

Fim do conteúdo da página