Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos de Engenharia de Computação do campus Petrópolis publicam artigo em periódico internacional
Início do conteúdo da página

Alunos de Engenharia de Computação do campus Petrópolis publicam artigo em periódico internacional

Publicado: Sexta, 03 de Maio de 2019, 19h36 | Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 19h36 | Acessos: 852

Como produto de seus projetos de iniciação científica, realizados em 2018 no Cefet/RJ campus Petrópolis, os alunos de Engenharia de Computação Guilherme da Rosa Ferreira e Pedro Henrique Campelo Silva tiveram o artigo “Sparsity-Aware Reuse of Coefficients NLMS” publicado no periódico internacional Electronics Letters em março de 2019. A revista – que reúne as mais modernas inovações da engenharia eletrônica e de áreas relacionadas, como as telecomunicações e as tecnologias biomédicas e ópticas – é classificada com o Qualis A1 na área de Ciência da Computação e A2 na área de Engenharias IV, os dois mais altos níveis de qualidade de uma produção científica e de impacto para a comunidade acadêmica.

O artigo também tem como coautores o professor do Cefet/RJ campus Petrópolis Diego Barreto Haddad, orientador de iniciação científica dos alunos, e o docente do IFRJ campus Paracambi Leonardo Resende. Resende cursa doutorado na Coppe/UFRJ, onde também é orientado pelo professor Diego. “É muito relevante termos nossos alunos da graduação com maturidade para desenvolver uma pesquisa reconhecida internacionalmente”, destaca Diego Haddad.

“Sparsity-Aware Reuse of Coefficients NLMS” – na tradução, “Reúso de coeficientes NLMS com consciência da esparsidade” – propõe a inserção, num algoritmo adaptativo de identificação, de uma informação acerca da esparsidade capaz de efetuar de maneira mais rápida a identificação de um sistema desconhecido. Em telecomunicações, algoritmos adaptativos apresentam aplicações importantes, porque podem equalizar canais de comunicação digital e garantir, por exemplo, a efetividade da comunicação de celulares com a base de uma operadora de telefonia. O artigo também adota a técnica de reúso de coeficientes para tornar o algoritmo mais insensível aos efeitos nocivos do ruído, apresentando, ao final, um algoritmo com baixo custo computacional, se comparado a alternativas na mesma área de estudo.

 

Fim do conteúdo da página