Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mesa-redonda sobre Mulheres na Ciência marca o início da VIII Semana de Física do campus Petrópolis
Início do conteúdo da página

Mesa-redonda sobre Mulheres na Ciência marca o início da VIII Semana de Física do campus Petrópolis

Publicado: Terça, 14 de Maio de 2019, 19h48 | Última atualização em Terça, 14 de Maio de 2019, 19h48 | Acessos: 974

A invisibilidade da mulher no mundo das ciências, consequência da sociedade patriarcal em que vivemos, foi discutida na mesa-redonda que abriu nesta segunda-feira, dia 13 de maio, a VIII Semana de Física do Cefet/RJ campus Petrópolis. O evento, que se estende até sexta-feira, dia 17, traz uma programação intensa de oficinas, minicursos e mesas-redondas.

No início da noite, a cerimônia de abertura contou com a participação do diretor do campus Petrópolis, Frederico Ferreira de Oliveira, do gerente acadêmico, Welerson Kneipp, e do coordenador do curso de Física, Leandro Tavares. A importância da temática do evento – “Inclusão e ensino de física: caminhos para a equidade” – foi abordada por todos os convidados. O professor Frederico reforçou que a inclusão perpassa por diversos espaços, onde é preciso saber falar, ouvir e olhar para o outro. “Transbordando o tema da inclusão, é preciso pensar que a educação é uma forma de inclusão na sociedade. A educação não fica só no espaço formal, na escola, na universidade, no Cefet. É preciso pensar a educação como inclusão em todos os espaços”, destacou.

 

Professora Elika Takimoto fala durante mesa-redonda que abriu programação da VIII Semana de Física

 

Em seguida, a mesa-redonda “Mulheres na Ciência: a invisibilidade como resultado da socialização patriarcal” lotou o Salão Nobre. As professoras do Cefet/RJ campus Maracanã Andreia Guerra e Elika Takimoto, a diretora do Museu Ciência e Vida, Mônica Dahmouche, e a mestre em Filosofia do Direito pela PUC-Rio Cecília Vieira debateram o papel e o lugar da mulher na física, na construção do saber, na produção científica e no desenvolvimento da sociedade, assim como suas dificuldades e seus desafios ao longo da história e no mundo atual. 

 

 

Sobre a Semana de Física

Pensada pelos alunos para os alunos, a VIII Semana de Física do Cefet/RJ campus Petrópolis é voltada para os discentes da licenciatura em Física, que podem complementar sua formação, assim como para os estudantes dos demais cursos da unidade e a população em geral interessada na área. Com o apoio do Colegiado de Física do campus, a organização do evento foi toda realizada pelo Centro Acadêmico de Física e por alunos do curso. A Semana é gratuita e aberta a toda a população.

O evento promove mesas-redondas, oficinas e minicursos, além de uma palestra e uma atividade cultural, e conta com a participação de pesquisadores e/ou docentes do Cefet/RJ e de outras instituições, como PUC-Rio, UFRJ e Museu Ciência e Vida.

Ao todo, são 14 atividades, sendo cinco oficinas e cinco minicursos, com temáticas que reforçam a importância das práticas inclusivas e de superação das diferenças no campo da ciência e da física. Os interessados em participar dos minicursos e das oficinas podem fazer a inscrição na hora. Será emitido certificado aos participantes.

 

Alunos fazem inscrição em oficinas e minicursos da Semana no saguão principal do campus

 

Confira a programação completa.

Fim do conteúdo da página