Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Criatividade, inovação e empreendedorismo no Pitch Inova Petrópolis
Início do conteúdo da página

Criatividade, inovação e empreendedorismo no Pitch Inova Petrópolis

Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 20h06 | Última atualização em Quinta, 30 de Maio de 2019, 20h07 | Acessos: 937

Projetos desenvolvidos por estudantes do Cefet/RJ campus Petrópolis, da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) foram apresentados no Pitch Inova Petrópolis na manhã desta quarta-feira, dia 29 de maio, no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio).

 

Aluno de Engenharia de Computação do campus Petrópolis Diego Zanchett apresenta o projeto
"Sistema de informação para roteamento inteligente utilizando transporte público"

 

Com o objetivo de conhecer e difundir propostas para a cidade provenientes de projetos realizados por alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade, o Pitch Inova Petrópolis é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que reuniu uma banca de especialistas, investidores e gestores do poder público e privado para analisar as criações e orientar sobre possíveis desdobramentos. No início do evento, Marcio Campos, responsável pelo projeto, falou do objetivo do Pitch Inova Petrópolis: “O primeiro passo é conhecer. O segundo passo é conectar. A gente quer conectar as universidades ao poder público, ao empresariado e às entidades de classe. E o terceiro passo é aconselhar. Os trabalhos que vão ser apresentados aqui são projetos de universidades que, junto com o empresariado que está aqui, junto com o poder público que está aqui, junto com as entidades de classe que estão aqui, podem orientar quanto ao encaminhamento de uma solução específica para esse fim”.

O Cefet/RJ campus Petrópolis participou com três projetos: "Tour 4 You", que busca democratizar as informações turísticas da cidade, pensando soluções na área de inteligência artificial voltadas sobretudo aos turistas da 3ª idade; "Sistema de informação para roteamento inteligente utilizando transporte público", que propõe o desenvolvimento de um sistema de fácil acesso, que centralize  informações sobre transporte público e atrações turísticas; e "Poseidon", sistema que prevê alagamentos nas ruas de Petrópolis a partir de sensores que captam o nível da água e que transmite a informação em tempo real.

O aluno do 2º período de Bacharelado em Turismo, Emerson Esteves, que, junto de Lucas Coelho, apresentou o "Tour 4 You", se mostrou admirado em já participar de um evento tão relevante como o Pitch Inova Petrópolis logo no início da faculdade. Já Thalles Koester e Aretha Gabriella dos Santos, do "Poseidon", destacaram a importância do contato do estudante com iniciativas empreendedoras. “A gente começa a ter uma visão de mercado já na faculdade”, ressaltou Thalles. “Passamos por experiências e começamos a aprender logo no início do curso assuntos que veríamos mais para frente, já no mercado”, complementou Aretha. Já Diego Zanchett, do "Sistema de informação para roteamento inteligente utilizando transporte público"enfatizou que a participação no Pitch Inova Petrópolis é uma experiência interessante e nova, que se diferencia das apresentações acadêmicas. “Aqui a gente tem contato com empreendedores e troca ideias sobre futuras empresas”, concluiu.

 

Alunos do Cefet/RJ campus Petrópolis que participarão do evento (da esquerda para a direita): Thalles Koester,
Aretha Gabriella dos Santos, Caroline Braga, Lucas Coelho, Emerson Esteves e Diego Zanchett

 

Fim do conteúdo da página