Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > “Astronomia para todos no Cefet/RJ” divulga agenda de atividades
Início do conteúdo da página

“Astronomia para todos no Cefet/RJ” divulga agenda de atividades

Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2019, 18h58 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 12h52 | Acessos: 1217

Sessões de planetário, oficinas de construção de instrumentos astronômicos e observação do céu são algumas das atividades do projeto de extensão “Astronomia para todos no Cefet/RJ”, coordenado pelo professor Daniel Micha, do curso de licenciatura em Física do campus Petrópolis. Desde 2013, o projeto recebe visitas escolares nas dependências da unidade, somando mais de três mil visitantes e atendendo mais de 30 escolas. Para 2019, a iniciativa divulgou as datas e horários das visitas, que devem ser agendadas no site do projeto.

 

Planetário inflável, montado no saguão principal do campus Petrópolis, recebe grupo de estudantes

 

Com o objetivo de trabalhar os conceitos científicos referentes à física e à astronomia com os alunos de todos os níveis de ensino e com o público geral, o projeto realiza exposições lúdicas em dois tipos de espaço: nas instalações da próprio campus Petrópolis ou em ambientes externos, tais como instituições e locais públicos ou em sedes de entidades civis e escolas públicas, desde que previamente agendadas. Com toda a infraestrutura e o conhecimento construído durante as apresentações, o projeto visa contribuir com a formação científica do cidadão crítico, trazendo reflexões acerca do seu papel no mundo e da importância da ciência na sociedade.

As sessões de planetário – que duram cerca de 40 minutos e têm capacidade para 25 pessoas – são as atividades mais procuradas do projeto. Nelas, os visitantes têm a oportunidade de refletir sobre a nossa posição no universo, de conhecer um pouco do sistema solar, de discutir a história das civilizações e a importância da observação do céu noturno pelos povos da antiguidade e de entender a diferença entre astronomia e astrologia, dentre outros. Já as oficinas permitem que os visitantes construam alguns equipamentos astronômicos antigos e percebam a importância que a astronomia teve e tem em nossa sociedade. 

A visita do projeto é composta de sessões do planetário inflável, oficina e palestras, entre outras atividades. Para solicitar um agendamento, os interessados devem preencher um formulário no site do projeto, informando o nome da escola ou grupo, o nível ou a série da turma e o número de visitantes, e indicando o dia e o horário pretendidos. A primeira data para visita nas dependências do campus Petrópolis é dia 26 de junho, das 9h às 16h, com exposições de hora em hora. Voltado principalmente para grupos escolares, o projeto também aceita inscrições individuais nos dias das apresentações.

 

Relógio solar é construído e apresentado durante oficina
Fim do conteúdo da página