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Trabalho de aluno da Física do campus Petrópolis está entre os materiais de apoio do programa EnergIF

Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 18h27 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2019, 18h29 | Acessos: 861

Formado em Licenciatura em Física pelo Cefet/RJ campus Petrópolis no 1º semestre de 2019, Matheus Antunes Cerqueira teve uma boa surpresa logo após terminar seus cinco anos de graduação: seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi publicado no site do EnergIF – o Programa para Desenvolvimento em energias renováveis e eficiência energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Projeto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), o EnergIF busca induzir a cultura do desenvolvimento de energias renováveis e eficiência energética na rede federal de ensino.

 

O trabalho de Matheus é o primeiro à esquerda na página "Materiais" do site do EnergIF

 

Intitulado “Desenvolvimento de atividades experimentais e de um kit de experimentos sobre geração fotovoltaica”, o trabalho de Matheus está entre os materiais disponibilizados pelo EnergIF para apoiar as instituições de ensino profissional e técnico na implementação de novos cursos na área de energias renováveis. Orientado pelo professor do campus Petrópolis Daniel Micha, Matheus elaborou um trabalho que aborda os conceitos fundamentais da parte elétrica de uma célula fotovoltaica, apresentando um kit de experimentos em geração de energia solar e um roteiro de atividades experimentais.

O estudante se dedicou ao trabalho por todo o ano de 2018, quando também atuou como bolsista do professor Daniel pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). “A pesquisa inicial partiu do professor Daniel, que destinou esse projeto a mim. Ele tinha reparado que não existia material didático, principalmente atividades experimentais que trabalhassem da célula para o módulo. Ou seja, as atividades versavam muito mais a partir de sistemas, sistemas fotovoltaicos em diante. Então, aquela coisa mais básica da geração fotovoltaica não recebia muita proposta. E o kit disponibiliza isso: o básico para você conhecer o processo de conversão e os conceitos fundamentais sobre geração fotovoltaica de energia para o aluno de ensino técnico”, afirmou Matheus.

 

Protótipo do kit de experimentos em geração fotovoltaica apresentado pelo trabalho de Matheus Cerqueira

 

O kit didático proposto pelo trabalho tem como diferencial ser de baixo custo. Matheus contou que esse era um dos objetivos do protótipo do kit: que os componentes fossem baratos e de fácil acesso para que qualquer pessoa pudesse comprar em uma loja de eletrônica ou similar. “Nós fizemos uma pesquisa e a gente levantou os kits, tanto os comerciais quanto os que estavam na literatura. A gente fez uma comparação entre os experimentos semelhantes. As atividades que o meu kit propõe fazer têm um valor que é cerca de 43 vezes menor”, relatou Matheus.

Outro diferencial do protótipo é a qualidade de "caixa aberta", na qual os componentes ficam visíveis para o aluno ver e, assim, compreender melhor o processo de geração fotovoltaica. Matheus desenvolveu essa qualidade com o apoio do professor Luiz Fernando Cordeiro, principal colaborador do trabalho. “O aluno está tendo o primeiro contato com aquela realidade e a gente entendeu que é importante que ele veja tudo”, enfatizou.

Recém-formado, Matheus planeja continuar estudando ou atuando na área de geração de energia. Motivado pela temática desde que teve o primeiro contato nas aulas com Daniel Micha, o estudante disse ter ficado surpreso e feliz de ver seu trabalho divulgado por um programa tão importante na área de energias renováveis. O professor Daniel destacou a qualidade do trabalho e o empenho de Matheus, considerado por ele um “aluno muito autônomo, que apresentou uma abordagem diferenciada”.

O trabalho de Matheus está disponível para consulta e download em http://www.energif.org/materiais.php.

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