Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Petrópolis tem aprovação do MEC para ofertar o curso de licenciatura em Matemática
Início do conteúdo da página

Campus Petrópolis tem aprovação do MEC para ofertar o curso de licenciatura em Matemática

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 18h08 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 18h09 | Acessos: 3640

O diretor-geral pro tempore do Cefet/RJ, Maurício Aires Vieira, divulga a Portaria nº 449, de 02/10/2019, publicada no DOU nº 192, de 03/10/2019, Seção 1, página 79, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), autorizando o curso de licenciatura em Matemática para o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), pelo Registro nº 201819371/MEC.

A nova oferta do curso de licenciatura em Matemática no campus Petrópolis do Cefet/RJ demonstra uma nova visão institucional, ao ser o primeiro campus a ofertar dois cursos de licenciatura – o outro é na área de Física.

De acordo com o diretor do campus Petrópolis, Frederico Ferreira de Oliveira, o Plano Municipal de Educação de Petrópolis 2015 – 2025 expõe uma necessidade de fomentar a oferta de educação superior pública e gratuita para a formação de profissionais para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, bem como para atender ao déficit de profissionais em áreas específicas.

Com a oferta do curso de licenciatura em Matemática, busca-se superar essa deficiência, assim como possibilitar às empresas do SerraTec – Parque Tecnológico da Região Serrana  (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo) – a oferta de egressos que poderão auxiliar na formação e no desenvolvimento de novos profissionais com habilidades e competências voltadas para a área de tecnologia, em especial em projetos de inovação e de pesquisa e desenvolvimento.

A licenciatura em Matemática tem entre seus objetivos o de formar profissionais capazes de compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir da concepção ampla e contextualizada de ensino e de processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria. Além disso, visa trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica.

– O compromisso social e o interesse no desenvolvimento local da cidade de Petrópolis e arredores se fizeram presentes quando os docentes do campus Petrópolis planejaram e buscaram a melhor organização curricular a ser ofertada pelo curso de licenciatura em Matemática em sua oferta presencial, visando sanar a grande demanda por formação de professores na área de Matemática no estado do Rio de Janeiro – enfatiza Frederico Oliveira.

A oferta do curso de licenciatura em Matemática se inicia em fevereiro de 2020, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), contando com a oferta de 30 vagas semestrais. O termo de adesão do Sisu já está em fase de preparação. Assim, a partir do próximo ano, o campus Petrópolis passa a ofertar semestralmente 145 vagas gratuitas para cursos de graduação presencial.

O diretor-geral pro tempore, que esteve envolvido nos últimos 30 dias na tramitação e aprovação do novo curso perante os órgãos competentes do MEC, afirmou estar muito feliz, por mais uma conquista do Cefet/RJ. Desejou, ainda, que o curso seja profícuo em sua atividade, principalmente por ser de uma das áreas básicas do conhecimento. Maurício Vieira parabenizou a equipe diretiva do campus Petrópolis e todos os professores e técnico-administrativos em educação envolvidos na proposta.

Fim do conteúdo da página