Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluno do campus Petrópolis é selecionado como Jovem Embaixador
Início do conteúdo da página

Aluno do campus Petrópolis é selecionado como Jovem Embaixador

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 20h19 | Última atualização em Segunda, 13 de Janeiro de 2020, 16h58 | Acessos: 1767

Representar Petrópolis e o Brasil nos Estados Unidos. Essa é uma das missões de Kevin Carneiro Couto, aluno do ensino médio integrado do Cefet/RJ campus Petrópolis que foi um dos cinquenta brasileiros selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores 2020. Iniciativa oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos, o programa contemplou pelo menos um representante de cada estado brasileiro e do Distrito Federal, sendo que no estado do Rio foram quatro selecionados, incluindo Kevin, o único petropolitano.

 

Kevin é um dos quatro representantes do estado do Rio no programa

 

Coordenado no Brasil pela Embaixada dos EUA, o programa é voltado para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam em sua comunidade, apresentam bom desempenho acadêmico e bom conhecimento da língua inglesa, e que têm capacidade de liderança e espírito empreendedor. Dividido em sete etapas, o processo seletivo do programa dura cerca de três meses e faz análise de documentação, prova escrita, prova oral e visita à residência do candidato.

Kevin já havia participado da edição de 2019, quando foi semifinalista, o que lhe permitiu realizar uma semana de imersão em inglês – o English Immersion USA, em Brasília, no fim de junho. Agora, como um dos “jovens embaixadores”, o estudante vai embarcar para os EUA para participar de oficinas de liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social e reuniões com representantes do governo norte-americano e ainda vai frequentar escolas e fazer apresentações sobre o Brasil. A viagem acontecerá de 10 a 29 de janeiro de 2020. Durante três semanas, os selecionados passarão pela capital dos Estados Unidos, Washington, e depois viajarão para quatro cidades, onde serão hospedados por uma família voluntária.

 

Divulgação oficial da Embaixada dos EUA sobre cada um dos Jovens Embaixadores 2020

 

“É expectativa demais! Parece que não caiu a ficha”, afirmou Kevin ao falar sobre a conquista.  Engajado nas atividades do Cefet/RJ campus Petrópolis, onde participa como voluntário do projeto de extensão “Histórias da Literatura no Cinema”, e apaixonado pela língua inglesa, Kevin tem como sonho estudar nos Estados Unidos. O aluno pretende cursar Linguística e Ciências Cognitivas em uma universidade norte-americana. “Eu sempre tive interesse em inglês, sempre me perguntei como a gente aprende uma nova língua, o que acontece no nosso cérebro, na nossa mente para a gente aprender”, destacou.

O jovem também gosta de ajudar amigos e colegas a compreender e assimilar o inglês. Sua vontade em contribuir para “a mudança na vida das pessoas” se reflete no campus Petrópolis, onde ele apoia o professor de língua inglesa Felipe Ferreira em atendimentos de reforço da disciplina. “Eu gosto muito do que eu faço. Passar conhecimento é a melhor coisa da vida”, enfatizou.

Fim do conteúdo da página