Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Artigo de aluno do Cefet/RJ é publicado em renomada revista internacional
Início do conteúdo da página

Artigo de aluno do Cefet/RJ é publicado em renomada revista internacional

Publicado: Segunda, 30 de Dezembro de 2019, 16h02 | Última atualização em Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 11h13 | Acessos: 1256

Resultado de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida, desde 2016, pelo então aluno de licenciatura em Física do Cefet/RJ campus Petrópolis Ricardo T. Silvares Junior, o artigo “The Influence of Solar Spectrum and Concentration Factor on the Material Choice and Efficiency of Multijunction Solar Cells” foi publicado no dia 27 de dezembro na Scientific Reports, periódico internacional da renomada editora Nature, que é de acesso aberto (Open Access) e aborda diversas áreas das ciências naturais.

O trabalho, que conta com a coautoria do professor Daniel Micha, é um estudo teórico sobre a eficiência de células solares de junções múltiplas que são, hoje, as células que oferecem as eficiências mais altas registradas mundialmente. De acordo com Daniel, essas células possuem um alto custo de produção e, por isso, costumam ser usadas em aplicações específicas que compensem seu custo, como em satélites ou no espaço.  “Nesse estudo, realizado totalmente com recurso computacional existente no Cefet/RJ, várias configurações de materiais são testadas para apontar aqueles que, quando combinados, levarão às células mais eficientes. O ineditismo do trabalho está na correlação que se conseguiu fazer entre aspectos do espectro solar e condições de operação dos dispositivos e sua eficiência”, destacou o docente.

 

Mapas de cores que apresentam a eficiência de células solares de múltiplas junções

 

Majoritariamente desenvolvido no período de iniciação científica de Ricardo no campus Petrópolis (2016 - 2017), o projeto foi continuado pelo aluno no seu atual curso de mestrado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPEEL) do campus Maracanã*. A primeira parte da pesquisa e seus resultados foram apresentados por Ricardo na defesa do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em fevereiro de 2018. Agora, no mestrado, ele desenvolve a segunda parte da pesquisa e já pensa no doutorado. O aluno contou que se interessou pela temática e pela área acadêmica quando fez a iniciação científica, que, segundo ele, “deu um rumo” à sua vida.

A publicação, segundo Ricardo, é “um passo importante pra ingressar no doutorado”. Feliz com a conquista, o estudante afirmou que ainda não tem noção do tamanho do feito. Já o professor Daniel Micha, seu orientador desde o início da pesquisa, ressaltou a importância para o aluno e para a instituição de ter um artigo publicado em uma revista internacional de alto impacto como a Scientific Reports. “Com os resultados obtidos até agora, já estamos trabalhando em outros artigos a serem submetidos para revistas internacionais. Isso demonstra a qualidade do trabalho de pesquisa realizado na instituição e justifica a oferta de bolsas para jovens pesquisadores, que contribuem com o avanço do conhecimento e da pesquisa nacional”, enfatizou Daniel.

O artigo pode ser acessado na página da Scientific Reports.

 

*Ricardo foi bolsista de iniciação científica Pibic Cefet/RJ em 2016 e Pibic FAFERJ em 2017. Atualmente, recebe bolsa Capes no mestrado.

Fim do conteúdo da página