Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipe do campus Petrópolis é finalista do VII Desafio Universitário de Turismo
Início do conteúdo da página

Equipe do campus Petrópolis é finalista do VII Desafio Universitário de Turismo

Publicado: Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 21h04 | Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 21h08 | Acessos: 921

Ramon Siqueira (esq. acima), Lucas Coelho (dir. acima), Emerson Esteves (esq. abaixo) e Gabriela Cordeiro (dir. abaixo) formam a equipe finalista pelo Cefet/RJ campus Petrópolis

Quatro alunos do curso de bacharelado em Turismo do Cefet/RJ campus Petrópolis garantiram uma vaga na final do VII Desafio Universitário de Turismo, que acontecerá no sábado, dia 16.  Formada por Ramon Siqueira (3º período), Lucas Coelho, Gabriela Cordeiro e Emerson Esteves (5º período), sob a orientação da professora Roberta Dalvo, a equipe é uma das cinco finalistas do Desafio e a única representante do estado do Rio de Janeiro.

Realizada em duas etapas, a competição acontece em âmbito nacional e abrange universidades públicas e privadas. As equipes são compostas por três a quatro participantes, que devem solucionar problemas reais. A sétima edição do evento colocou em pauta o ecoturismo e desafiou seus participantes a refletir e a solucionar criativamente um case, valorizando a sustentabilidade e as comunidades locais.

O case proposto pela competição sinalizava dois problemas: melhorar o engajamento do voluntariado no projeto de remoção do coral-sol no Refúgio de Alcatrazes (SP) e do voluntariado do manejo de trilha no Parque Estadual de Ilhabela (SP). “O nosso grupo buscou solucionar a case trazendo um olhar mais interativo entre as partes, com uma visão holística e de que o turismo pode ser interpretado como uma ciência viva. Por isso, propusemos, em primeiro lugar, um plano onde, ao final do mergulho, o turista será convidado a remover o coral-sol, junto com uma estrutura de sensibilização e conscientização. Para o Parque, o grupo sugeriu um evento de corrida de montanha, na qual a estrutura da trilha seria feita por profissionais capacitados pelo programa do voluntariado”, afirmou Ramon Siqueira.

Na final do Desafio, os finalistas – que incluem ainda o Instituto Federal Catarinense (IFC), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a Pontifícia Universidade Católica (Puc) de Campinas – deverão apresentar suas propostas. A VII edição do Desafio é a primeira realizada inteiramente on-line. “É um mix de felicidade, ansiedade e nervosismo. Ser finalista, para o grupo, foi uma conquista muito importante. A gente conseguiu pôr em prática o conhecimento aprendido em sala de aula e ter a prova de que estamos no caminho certo”, declarou Ramon.

 

Sobre o Desafio Universitário de Turismo

O Desafio Universitário de Turismo é realizado anualmente pela ECA Jr., empresa júnior de comunicação, sem fins lucrativos, que é gerida integralmente por alunos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O Desafio surgiu a partir da demanda de alunos das áreas de Turismo, Lazer e Hotelaria de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

 

Fim do conteúdo da página