Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Petrópolis é campeão nacional do VII Desafio Universitário de Turismo
Início do conteúdo da página

Campus Petrópolis é campeão nacional do VII Desafio Universitário de Turismo

Publicado: Terça, 19 de Janeiro de 2021, 13h49 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2021, 13h51 | Acessos: 954

“A hora que anunciaram nossa vitória, nossos corações estavam a mil. Uma alegria sem tamanho”, descreveu a estudante Gabriela Cordeiro, integrante da equipe do Cefet/RJ campus Petrópolis que foi vencedora do VII Desafio Universitário de Turismo. A competição, que acontece anualmente em âmbito nacional e abrange universidades públicas e privadas, realizou sua etapa final no último sábado, dia 16. Além de Gabriela, integram a equipe vitoriosa Ramon Siqueira, Lucas Coelho e Emerson Esteves, alunos do curso de bacharelado em Turismo da instituição.

Realizada pela ECA Jr. – empresa júnior gerida por alunos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) –, a competição reúne equipes de três a quatro participantes que devem solucionar problemas reais. A sétima edição do evento, a primeira realizada inteiramente on-line, colocou em pauta o ecoturismo e desafiou seus participantes a refletir e a solucionar criativamente um case, valorizando a sustentabilidade e as comunidades locais.

Durante a final da competição, as cinco equipes finalistas apresentaram suas propostas para dois problemas: melhorar o engajamento do voluntariado no projeto de remoção do coral-sol, espécie invasora no Refúgio de Alcatrazes (SP), e no manejo de trilha no Parque Estadual de Ilhabela (SP). “Buscamos solucionar o case trazendo uma visão holística e de que o turismo pode ser interpretado com o uma ciência viva. Por isso, propusemos um plano onde, ao final do mergulho, o turista será convidado a remover o coral-sol, junto com uma estrutura de sensibilização e conscientização. Para o parque, sugerimos um evento de corrida de montanha, na qual a estrutura da trilha seria feita por profissionais capacitados pelo programa de voluntariado”, afirmou Ramon Siqueira.

Orientados pela professora Roberta Dalvo, os alunos vitoriosos afirmaram que a experiência do desafio foi importante para colocar em prática o que é aprendido em sala de aula. Gabriela Cordeiro ressaltou ainda que a interação constante com os organizadores do evento e com os outros grupos finalistas também foi importante para o aprendizado da equipe.

Emerson Esteves e Lucas Coelho destacaram o apoio do Cefet/RJ e de seus professores como essenciais para o desempenho do grupo.  “O Cefet é uma espécie de mãe, que nos abraça, nos acolhe e nos apoia em nossas jornadas. Isso é fundamental para o processo ser bem executado. Pra mim, é muito mais do que uma vitória. É um reconhecimento de anos estudando para chegar nesta posição”, frisou Emerson.

Já Lucas enfatizou que representar o Cefet/RJ e o curso de bacharelado em Turismo é especial e que a vitória é uma das várias realizações que ele pretende conquistar com o nome da instituição. E finalizou: “agradeço aos professores em geral, mas principalmente à professora Roberta Dalvo e ao Marcelo Mascarenhas, que sempre nos incentivaram a ser melhores e a mostrar nosso real potencial. Agradeço a todo mundo que torceu e queria dar um recado aos calouros que estão entrando agora: hoje somos nós levando o nome do Cefet/RJ para o topo. Amanhã serão vocês!".

Fim do conteúdo da página