Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > I Simpósio sobre Codocência e Docência Compartilhada abre prazo para inscrição e submissão de trabalhos
Início do conteúdo da página

I Simpósio sobre Codocência e Docência Compartilhada abre prazo para inscrição e submissão de trabalhos

Publicado: Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 14h30 | Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 14h37 | Acessos: 2030

O Cefet/RJ campus Petrópolis vai promover entre os dias 22 e 26 de fevereiro o I Simpósio sobre Codocência e Docência Compartilhada (I SimCoDoC). O evento, que será totalmente realizado em ambiente virtual, contará com encontros síncronos e atividades assíncronas por meio da plataforma Microsoft Teams. Com o objetivo de discutir aspectos epistemológicos e teórico-metodológicos da codocência e da docência compartilhada, a partir de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, o SimCoDoC está com o prazo para submissão de artigos aberto até o dia 10 de fevereiro. Já as inscrições para participar evento podem ser realizadas até o dia 17/02.

Confira a programação completa.

 

Acesse o formulário para submissão de trabalhos.

Acesse o link para download do template.

Acesse o formulário de inscrição no evento.

 

Saiba mais sobre o I SimCoDoC

Durante uma semana, o I SimCoDoC busca realizar debates acerca das diversas temáticas que orientam as pesquisas em ensino/educação, que vão desde o microcosmo da sala de aula, envolvendo questões acerca dos processos de ensino-aprendizagem, relação entre a universidade e a escola, além dos aspectos teóricos-metodológicos que fundamentam tais pesquisas.

Como resultados, espera-se que o I SimCoDoC:

  • contribua para o campo da formação de professores, uma vez que apresentará um panorama amplo das investigações realizadas nas diferentes instituições, a partir do diálogo entre grupos de pesquisa; 
  • possibilite a construção de uma agenda de trabalho capaz de fundar um programa de pesquisa que estabeleça a relação universidade-escola a partir da codocência e docência compartilhada;
  • viabilize a produção de um material bibliográfico relativo às discussões do I SimCoDoC.

 

Estrutura do I SimCoDoC

A estrutura de realização do I SimCoDoC prevê encontros síncronos e assíncronos a fim de garantir aos participantes amplos espaços para debate. A programação do evento ocorrerá entre os dias 22 e 26 de fevereiro (segunda a sexta), de tal forma que nos dias 22, 24 e 26 serão realizadas as atividades síncronas (à tarde) e, nos dias 23 e 25, as atividades assíncronas, com a seguinte estrutura:

 

Atividades síncronas

Atividades assíncronas

Sessão de abertura

 

Fóruns 

Sessões de debates

Sessão de encerramento

 

Sessões de abertura e encerramento

No dia 22/02, teremos a abertura do evento. No dia 26, haverá uma mesa-redonda em torno do tema que terá como objetivo promover uma síntese das discussões realizadas durante o simpósio e com proposições de questões para pautar a agenda de trabalhos e o encerramento do evento.

 

Dinâmica do Evento

Os trabalhos submetidos ao I SimCoDoC serão agrupados em fóruns, cujos textos serão disponibilizados a todos os participantes antes do início do evento. A data de abertura dos fóruns será informada por e-mail. Nos fóruns, os participantes poderão interagir de modo assíncrono (via Microsoft Teams), lendo os trabalhos e tecendo comentários e questões com o objetivo de ampliar as discussões.

Cada fórum terá um mediador responsável por sintetizar as questões apresentadas, que serão levadas às sessões de debate, momento síncrono com todos os participantes. Nessas sessões, serão discutidos os pontos que emergirem dos fóruns, com o objetivo de ampliar as reflexões acerca das questões centrais do Simpósio.

 

Inscrições, envio de trabalhos e certificação 

As inscrições serão realizadas por meio do link abaixo. O trabalho deverá ser submetido em formulário próprio pelo primeiro autor.

Clique para acessar o formulário de inscrição.

Clique para acessar o formulário de submissão de trabalho.

Os participantes receberão certificados no período máximo de 30 dias após o término do evento.   

                                      

Datas importantes:

Envio de trabalhos: 21/01 a 10/02

Período de inscrição: 21/01 a 17/02

Abertura dos fóruns: 18/02

Realização do evento: 22/02 a 26/02

 

Comissão organizadora:

Glauco S. F. Silva (Cefet/RJ)

João Paulo Fernandes (Cefet/RJ)

Lucas Melo (IFRJ)

Marcos Correa (Cefet/RJ)

 

 

Fim do conteúdo da página