Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluno do campus Petrópolis publica terceiro artigo em revista internacional
Início do conteúdo da página

Aluno do campus Petrópolis publica terceiro artigo em revista internacional

Publicado: Sexta, 09 de Abril de 2021, 18h16 | Última atualização em Sexta, 09 de Abril de 2021, 18h17 | Acessos: 1108

Thiago Teodoro Pereira Silva tem conquistado cada vez mais o seu espaço no meio acadêmico. No fim de março deste ano, o estudante do 8º período do curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis teve o seu terceiro artigo publicado em um periódico internacional. "On the Skewness of the LMS Adaptive Weights", que foi aceito pela prestigiada revista IEEE Transactions on Circuits and Systems II: Express Briefs, investiga com ferramentas matemáticas sofisticadas o processo de aprendizado do algoritmo LMS, o mais importante na área de filtragem adaptativa.

“É muito satisfatório ver o artigo publicado. Foram meses fazendo simulações diferentes, algumas dando resultados satisfatórios e outras não. Com essa publicação, tenho agora três artigos em revista, o que é muito bom para mim, que quero seguir carreira acadêmica, pois essas publicações podem abrir boas oportunidades de pós-graduação futuramente”, declarou Thiago, que também conta com um artigo em congresso internacional (conferência IWSSIP, em 2020) e outros dois artigos em revista internacional (Electronics Letters, em 2019, e IEEE Transactions on Signal Processing, em 2020).

De acordo com o professor do campus Petrópolis Diego Haddad, um dos orientadores de Thiago e coautor do artigo, os algoritmos de filtragem adaptativa apresentam grande relevância prática, uma vez que permitem o cancelamento do eco acústico em comunicações viva voz, viabilizando a comunicação digital (como em celulares) e reduzindo vibrações indesejáveis, como em ambientes industriais. Diego destacou também que a pesquisa realizada por Thiago contempla estatísticas de ordem superior às investigações pregressas da literatura científica, o que permitiu à equipe elucidar melhor uma característica de distribuição em probabilidade diferenciada da distribuição gaussiana, comumente usada por autores do mundo todo para modelagem de tais coeficientes.

“O modelo matemático desenvolvido é extremamente complexo, e o cálculo das equações, bem como seu tratamento de forma eficiente em termos de implementação computacional, foram o foco do trabalho do aluno”, afirmou Diego. Além do docente, foram coautores do artigo e orientadores de Thiago os professores Luís Tarrataca e Pedro Lara, do campus Petrópolis. Também assinaram a coautoria o aluno do Programa de Pós-graduação em Instrumentação e Óptica Aplicada (PPGIO/Cefet/RJ e UFF) Filipe Igreja e o pesquisador indiano Asutosh Kar, caracterizando o trabalho como parte de um esforço de pesquisa colaborativa internacional.

 

Fim do conteúdo da página