Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluno do campus Petrópolis publica artigo sobre astrofotografias em revista internacional
Início do conteúdo da página

Aluno do campus Petrópolis publica artigo sobre astrofotografias em revista internacional

Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 19h23 | Última atualização em Sexta, 24 de Setembro de 2021, 19h24 | Acessos: 922

A paixão por fotografia e o estudo da Física levaram o estudante Marcos Emanuel de Paula a um trabalho de pesquisa que rendeu reconhecimento internacional. O aluno do 4º período do curso de licenciatura em Física do Cefet/RJ campus Petrópolis publicou o artigo “Low-Cost Astrophotography with a Smartphone: STEAM in Action” no periódico norte-americano The Physics Teacher, uma das mais importantes revistas especializadas em ensino de física.

Nesta foto, Marcos Emanuel registra um satélite passando, a constelação de Orion logo acima, a lua nova (principal ponto brilhante) e o planeta Vênus (o segundo ponto brilhante à direita da lua)

O artigo discorre sobre o uso de celulares em astrofotografias (fotos de estrelas e corpos celestes) e seu uso também como material didático no ensino da astronomia, identificando estratégias e possibilidades para utilização tanto na escola quanto na formação docente. O celular e outros suportes de baixo custo são apresentados como ferramentas capazes de captar imagens de qualidade e a publicação traz algumas especificações que o celular precisa ter, assim como discorre sobre alguns cuidados na hora de tirar as fotos. O trabalho também trata de algumas aplicações na prática docente sobre dados coletados por meio das astrofotografias. Por exemplo, a partir de cálculos baseados em dados de uma fotografia de longa exposição centrada no Polo Sul, é possível obter a velocidade da Terra.

“Essa e outras práticas é o que buscamos levar através do artigo para as escolas, para que os alunos possam ter uma melhor compreensão, na prática, sobre as leis físicas que nos cercam”, afirmou Marcos Emanuel. O estudante destacou ainda o valor interdisciplinar do trabalho, que, além da física, envolve história, geografia (geolocalização), química (composição das estrelas), matemática, arte, tecnologia, entre outras áreas.

Da fotografia como hobby à pesquisa científica

A ideia do artigo pegou Marcos Emanuel de surpresa. O aluno tinha acabado de comprar um celular para auxiliar nos seus estudos, montou um aparato por conta própria e começou a tirar fotos do céu. “Sem muita técnica”, relatou, mas seguiu tirando fotos porque “ver a Via Láctea em cores foi a melhor sensação do mundo”. Ao fazer comparações com o software Stellarium, que possibilita a observação do céu remotamente, o estudante resolveu apresentar suas astrofotografias para o professor Daniel Micha, que é coautor do trabalho. “Ele ficou deslumbrado com as fotos que eu havia feito usando apenas o celular e logo me respondeu: isso dá um artigo!”, contou o estudante.

Marcos Emanuel de Paula transformou sua paixão por fotografia em estudo acadêmico

Com a orientação de Daniel, Marcos Emanuel partiu para o desafio de colocar em palavras todo o trabalho desenvolvido. “No começo, eu fiquei empolgado e, ao mesmo tempo, com receio de submeter o artigo para uma revista internacional. Mas só o fato de ver as fotos gerarem um conteúdo importante e que poderá ser usado em sala de aula, e incentivar mais os jovens para a ciência, eu sinto que estou no caminho certo e que estou contribuindo para a ciência e a formação dos jovens. E isso com uma ferramenta que está sempre à disposição dentro do bolso”, declarou.

A pesquisa abriu vários caminhos para o estudante. Ele foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), sob a orientação do docente Raul Neto, com quem continua seu estudo, e já teve um artigo publicado sobre a mesma temática no Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). Ele também atua como voluntário do projeto de extensão “Astronomia para todos no Cefet/RJ”, coordenado também pelo professor Raul.

– Escrever esse artigo foi uma realização muito importante e, com certeza, um passo enorme. Mesmo com meu gosto pela astronomia e minhas observações como um admirador do céu, foi através da universidade que passei a ver com um olhar mais crítico e querer buscar mais sobre esse infindo universo – ressaltou Marcos

Para divulgar suas astrofotografias, Marcos Emanuel criou uma conta no Flickr e no Instagram. 

Fim do conteúdo da página