Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cineclube na Uned Petrópolis estreia com exibição do curta “Memórias de Aço”
Início do conteúdo da página

Cineclube na Uned Petrópolis estreia com exibição do curta “Memórias de Aço”

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 14h20 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2022, 14h29 | Acessos: 482

O projeto de extensão Cefet Cultural 2022, do Cefet/RJ Uned Petrópolis, realiza a sessão de estreia do seu cineclube no dia 29 de novembro (terça-feira), às 16h, na Biblioteca da unidade. No evento, será exibido o curta-metragem “Memórias de Aço”, seguido de uma roda de conversa com Fernando Sousa, um dos diretores do filme. A atividade é aberta aos públicos interno e externo.

O curta é uma produção independente de 2021 que apresenta, de forma documental, uma história silenciada por muitos anos: as graves violações de direitos humanos no 1º Batalhão de Infantaria Blindada do Exército, em Barra Mansa (RJ), durante a ditadura civil-militar. Produzido pela Quiprocó Filmes em parceria com o Centro de Memória do Sul Fluminense, o documentário foi dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa.

O convidado Fernando Sousa, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), tem especialização em Sociologia Urbana e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Junto com seu sócio, Gabriel Barbosa, fundou a Quiprocó Filmes em 2016, onde atua como diretor executivo. A produtora também assina “Nosso Sagrado”, “Nossos Mortos Têm Voz”, “Respeita Nosso Sagrado” e “Entroncamentos”, documentários exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais.

Fim do conteúdo da página