Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluno da Uned Petrópolis publica artigo em prestigiada revista internacional
Início do conteúdo da página

Aluno da Uned Petrópolis publica artigo em prestigiada revista internacional

Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 20h35 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 20h49 | Acessos: 797

A pesquisa do aluno Thalis Galeno, do 10º período da Engenharia de Computação do Cefet/RJ Uned Petrópolis, ganhou ainda mais prestígio no meio acadêmico. Depois de apresentar seu trabalho no evento internacional Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe), em outubro de 2021, Thalis teve um artigo publicado neste mês de março no Journal of Computational Science, periódico científico com mais alto nível de excelência (A1) na avaliação da CAPES.

O aluno Thalis Galeno, que teve artigo publicado em periódico acadêmico internacional

Intitulado “Online evaluation of the Kolmogorov–Smirnov test on arbitrarily large samples”, o artigo faz parte da sua pesquisa iniciada em 2020, quando foi bolsista de iniciação científica e contou com a orientação do então professor da instituição Douglas Cardoso. De lá para cá, o trabalho ficou paralisado por um tempo durante a pandemia, foi retomado, apresentado no KDMiLe e continuado mesmo após o término da bolsa de iniciação científica. “Durante esse tempo, amadurecemos muito nossa solução e chegamos a esta nova publicação”, declarou Thalis, que assina o artigo ao lado de Douglas.

A pesquisa aborda a detecção de mudanças em fluxo de dados, o que gera um grande impacto em algoritmos de aprendizado de máquina para fluxo contínuo. Assim, o trabalho propõe uma técnica para monitoramento de dados em tempo real, que pode ser útil em diversas áreas, por exemplo: na saúde, com o acompanhamento de pacientes a partir de sensores; nas telecomunicações e na área de sistemas elétricos, para controle da carga de rede; na astronomia, com a detecção de alterações de sinais do espaço capturados através de radiotelescópios, entre outras.

Segundo Thalis, desde a publicação do primeiro artigo, foram feitas extensas melhorias nos experimentos, tanto em qualidade quanto em variedade, e foram adicionadas provas teóricas sobre o funcionamento do método e seu comportamento. O estudante também afirmou que a estrutura do artigo foi muito aprimorada para a mais recente publicação. Ele ressaltou que ter um artigo publicado em uma revista tão prestigiada internacionalmente é “uma sensação incrível”. E destacou: “poder usar o conhecimento que tenho para fazer algo novo e contribuir para a solução dos problemas atuais no mundo da tecnologia, e, por sua vez, na sociedade, é revolucionário, motivador e o verdadeiro sentido de que nada é impossível”.

 

Fim do conteúdo da página